Esportes

Arteta, Klopp e Nagelsmann surgem como possíveis sucessores de Xavi no Barcelona

Treinador espanhol anunciou que deixará o comando do Barça ao fim da temporada

Agência O Globo - EXTRA 29/01/2024
Arteta, Klopp e Nagelsmann surgem como possíveis sucessores de Xavi no Barcelona
Xavi Hernández - Foto: Instagram - @xavi

A temporada europeia ainda não terminou, mas alguns nomes de treinadores começaram a surgir como possíveis sucessores de Xavi no Barcelona. Segundo a imprensa espanhola e o jornal inglês The Sun, Mikel Arteta, do Arsenal, Jürgen Klopp, do Liverpool, e Julian Nagelsmann, da seleção alemã, são candidatos para assumir o clube catalão a partir de julho.

De acordo com os portais, Deco, diretor esportivo do Barcelona, começou a conversar com os agentes de potenciais candidatos nas últimas semanas. Isso porque desde a dura derrota para o Real Madrid na final da Supercopa, a permanência de Xavi no comando da equipe tem sido questionada pela imprensa espanhola.

Arteta é o principal candidato para assumir a equipe espanhola, já que em 2021, quando Ronald Koeman foi demitido, ele era uma das opções, mas o clube preferiu contratar Xavi. Klopp, que anunciou recentemente que vai deixar o Liverpool no final da temporada, também está entre os mais cotados.

O alemão Nagelsmann, que foi contratado em setembro do ano passado para comandar a seleção da Alemanha, é um dos nomes mais difíceis para assumir o cargo. Inclusive, o ex-técnico do time alemão Hansi Flick também está na mira do Barcelona, de acordo com o jornal Bild.

Após a derrota por 5 a 3 para o Villarreal no último sábado, pelo Campeonato Espanhol, Xavi Hernández anunciou que não vai seguir como treinador no Barcelona na próxima temporada. O espanhol de 44 anos tomou a decisão de não cumprir o contrato, que vai até o meio de 2025, até o fim.

Xavi é técnico do Barça desde novembro de 2021, há pouco mais de dois anos, e havia renovado o contrato em setembro do ano passado até o fim da temporada 2024/25. No entanto, ele se vê sob enorme pressão diante dos resultados recentes e entende que o comando técnico do Barcelona precisa de mudanças.