Esportes

Técnico Jürgen Klopp decide deixar o Liverpool ao final da temporada

Em comunicado oficial, treinador de 56 anos afirmou que está ficando sem energia

Agência O Globo - EXTRA 26/01/2024
Técnico Jürgen Klopp decide deixar o Liverpool ao final da temporada

Quase 10 anos depois, o casamento entre Liverpool e Jürgen Klopp chegará ao fim. O treinador alemão anunciou, nesta sexta-feira, que deixará o comando técnico dos Reds ao final da temporada europeia, em junho deste ano. A notícia foi dada pelo próprio comandante nas redes sociais do clube inglês

Em um comunicado oficial, enviado especialmente para os torcedores do Liverpool, o comandante explicou o motivo de sua decisão. Klopp afirmou que está "ficando sem energia", mas tranquilizou a todos em relação à sua saúde.

— Vou deixar o clube no final da temporada. Eu entendo que seja um choque para muitas pessoas neste momento, quando você ouve isso pela primeira vez, mas obviamente posso explicar – ou pelo menos tentar explicar. Adoro absolutamente tudo neste clube, adoro tudo na cidade, adoro tudo nos nossos torcedores, adoro a equipa, adoro o staff. Eu amo tudo. Mas o fato de eu ainda tomar essa decisão mostra que estou convencido de que é essa a decisão que devo tomar. Como posso dizer? Estou ficando sem energia. Não tenho nenhum problema agora, obviamente, já sabia há muito tempo que terei que anunciar isso em algum momento, mas estou absolutamente bem agora. Eu sei que não posso fazer o trabalho de novo e de novo e de novo e de novo — disse Klopp.

Além de Klopp, os auxiliares Pepijn Lijnders e Peter Krawietz, assim como o treinador de desenvolvimento de elite Vitor Matos, também deixarão os seus cargos no final da temporada.

Aos 56 anos, Klopp tinha renovado o seu contrato com o Liverpool recentemente até 2026, mas deixou claro a decisão de deixar o clube já ao fim da temporada 2023/24, completando nove temporadas no comando dos Reds. Atualmente, o time de Merseyside lidera a Premier League com 48 pontos em 21 partidas.

Klopp chegou ao Liverpool em outubro de 2015 para ser o substituto de Brendan Rodgers e conquistou todos os títulos possíveis. Sob o seu comando, a equipe inglesa foi campeã da Champions League, da Premier League, do Mundial de Clubes da FIFA, da Taça de Inglaterra, da Taça da Liga, da SuperTaça Europeia e da Community Shield.