Esportes
LAAC 2024: Mexicano brilha no terceiro dia e dispara na liderança; Andrey Xavier cai para quarto
Brasileiro teve dificuldades no campo, neste sábado, e fechou com +1 em relação ao par
O brasileiro Andrey Xavier, que terminou o corte da competição em terceiro, não teve um dia ruim no Latin America Amateur Championship (LAAC) 2024, mas viu o seu rival Omar Morales disparar na liderança e se aproximar do título do torneio. O mexicano teve um sábado inspirado no campo universitário e terminou com -7 em relação ao par.
Omar Morales rapidamente tomou as rédeas do sábado com três birdies (quando o jogador conclui o buraco com uma tacada abaixo do par) em seus primeiros quatro buracos. Durante a entrevista coletiva, após a rodada, o mexicano disse que apesar de ter assumido cedo a liderança, não prestou atenção na tabela de classificação.
— Eu estava no meu próprio jogo e na minha cabeça, e não estava prestando atenção na tabela de classificação. Mantive meu plano e acertei os arremessos que sabia que poderia acertar e joguei de forma conservadora quando precisei. Sinto que me saí muito bem e isso contribuiu para uma boa rodada — disse Morales.
Andrey teve um dia sólido, apesar das dificuldades encontradas durante todo o circuito, e repetiu a pontuação da quinta-feira, onde ficou com 1 acima do par do campo. O gaúcho de 22 anos, agora, está empatado com o caymanês Justin Hastings e quatro tacadas atrás do colombiano Mateo Fuenmayor, cinco do mexicano Santiago De la Fuente e oito de Omar Morales.
O brasileiro, que começou o dia empatado em relação ao par, teve dificuldades desde o primeiro momento. Quando chegou na metade do circuito — são 18 buracos, ao todo —, Andrey já havia feito quatro bogey (quando se conclui o buraco com uma tacada acima do par), mas conseguiu se recuperar no restante do campo e manteve a cabeça no lugar para seguir na disputa.
— Meu dia começou turbulento no primeiro buraco já. Mas eu acho que eu lutei bastante e fui paciente todo momento porque se eu não tivesse mantido a cabeça no lugar eu teria explodido fácil. Porque o dia foi difícil hoje. Errei muito punch, tive um pouco de desconfiança no green também e isso me afetou um pouco. Mas eu acho que fui bem, por conta de um dia difícil, consegui lidar com a dificuldade — avaliou Andrey.
Apesar da distância para o líder, Andrey segue confiante em uma possível virada para conquistar o primeiro título do Brasil no LAAC. Caso a reviravolta não aconteça, o brasileiro brigará pela segunda colocação do torneio, que dá vaga diretamente nas fases finais de qualificação para disputar o The Open e o US Open Championship em 2024.
— Estou em quarto ainda, tem muito game. O mexicano (Omar Morales) está destruindo o campo, mas estamos vivos, não está morto e vamos para amanhã — finalizou.
Outro brasileiro que ainda segue no torneio, o gaúcho Matheus Balestrin terminou o dia com 72 tacadas — duas acima do par — e agora soma +7 em relação ao par do campo. Com o resultado, Matheus caiu da 13ª para a 18ª colocação do torneio. O LAAC tem sua rodada decisiva marcada para amanhã (21), à partir das 7h05 do horário local (9h05 no horário de Brasília).
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia