Esportes

Brasil ultrapassa Espanha e chega à final do Mundial de Clubes pela 10ª vez, recorde mundial

Com classificação do Fluminense, país retoma liderança neste quesito no torneio criado pela Fifa

Agência O Globo - EXTRA 18/12/2023
Brasil ultrapassa Espanha e chega à final do Mundial de Clubes pela 10ª vez, recorde mundial
Fluminense - Foto: reprodução- agência Brasil

Com a classificação do Fluminense à final do Mundial de Clubes 2023, após vencer o Al Ahly (Egito) por 2 a 0, o Brasil retomou as rédeas históricas do torneio da Fifa, que começou a ser organizado pela entidade a partir de 2000, e voltou a ser o país com mais decisões registradas. Em sua 20ª edição, esta é a 10ª vez que uma equipe brasileira alcança a partida do título, superando as nove vezes em que a Espanha conseguiu.

O país apresenta bem mais variedade de representantes, sendo nove clubes ao todo: Corinthians, Vasco, São Paulo, Internacional, Santos, Grêmio, Flamengo, Palmeiras e Fluminense. Os espanhóis tiveram apenas Real Madrid e Barcelona chegando à final neste período

Entre decisões finais envolvendo brasileiros, houve uma delas que colocou frente a frente dois deles: Corinthians e Vasco, na edição de 2000, disputada no Brasil, e vencida pelo time paulista. Até agora, o país venceu quatro. O time do Parque São Jorge também levou em 2012, assim como São Paulo, em 2005, e Inter, em 2006.

Já os espanhóis venceram oito das nove vezes que disputaram a final do Mundial, cinco delas com o Real Madrid e três com o Barcelona. A derrota dos catalães foi para o Internacional, na final de 2006.

Aconteceram três confrontos diretos entre equipes dos dois países na decisão deste torneio. Cinco anos depois do vice, o Barcelona venceu o Santos, em 2011, e o Real venceu o Grêmio na final de 2017.

O tricolor disputará sua primeira final de Mundial de Clubes nesta sexta-feira (18), às 15h (horário de Brasília). O adversário será o Manchester City (Inglaterra) ou Urawa Red Diamonds (Japão), que se enfrentam amanhã.