Esportes

Marcus D'Almeida, Rebeca Andrade, beisebol masculino e vôlei feminino são eleitos os melhores do ano pelo COB

Premiação, que também elegeu Camila Ferezin e Ramon Ito como os melhores técnicos, aconteceu no Rio de Janeiro

Agência O Globo - GLOBO 16/12/2023
Marcus D'Almeida, Rebeca Andrade, beisebol masculino e vôlei feminino são eleitos os melhores do ano pelo COB
Foto: COI

Marcus D'Almeida, número um do mundo do tiro com arco, e Rebeca Andrade, campeã mundial e panamericana na ginástica artística, foram escolhidos os melhores atletas do ano de 2023 e receberam o Troféu Rei Pelé, em festança do Comitê Olímpico do Brasil, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O Prêmio Brasil Olímpico é concedido anualmente pelo COB. Rebeca ganha a homenagem pela terceira vez seguida.

Marcus D’Almeida concorria com Filipe Toledo (surfe) e Hugo Calderano (tênis de mesa). E Rebeca, com a dupla Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia) e Bia Haddad (tênis).

Rebeca já havia recebido o prêmio de Destaque da Temporada, voltado para a melhor performance de atleta dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, concedido pela PanAm Sports Awards - o Brasil venceu em quatro categorias, com Rebeca, Maria Eduarda Alexandre, com premiação Legado Cali 2021, Douglas Matera, o melhor atleta paralímpico masculino, e Monik Bissoni, melhor atleta de eSports.

- Não tem como ser um ano melhor, estou muito realizada mesmo, de verdade. Só ter sido indicada já foi uma honra, ainda mais para um evento que é tão grande e tão importante para o esporte brasileiro. Volto para casa radiante e já tenho um lugarzinho para guardá-lo junto com os outros (trofeus). - comemorou Rebeca.

A ginasta estreou em Jogos Pan-americanos e levou duas medalhas de ouro (salto e trave) duas de prata (barras assimétricas e por equipes). Ela chegou no evento com embaixadora, após conquistar cinco medalhas, sendo uma de ouro, no salto, três de pratas e uma de bronze no Mundial, na Bélgica.

Marcus D'Almeida teve ano excelente. Chegou a liderança do ranking mundial em fevereiro e não saiu mais do posto. Em Santiago-2023, foi bronze por equipes com o time masculino, e prata na dupla mista ao lado de Ana Machado. Ele ficou em terceiro lugar na etapa de Paris da Copa do Mundo, competição que serviu de evento-teste para os Jogos, e ouro na etapa de Xangai.

Em 2023, o brasileiro ganhou ainda a Copa do Mundo, no México, torneio que reúne os oito melhores do planeta e tem importância semelhante à do Mundial.

- Acho que ninguém no Brasil poderia falar que imaginou que o tiro com arco ia ter o número um do país, o melhor do ano. Então, eu acho que é isso, sinto a mesma sensação que todo mundo vai sentir, porque é algo único para todo mundo. O que era o tiro com arco há cinco anos atrás, não era nada.

Beisebol e GR

O Prêmio Brasil Olímpico também elegeu as melhores equipes masculina e feminina. E os troféus ficaram com o beisebol, que fez história em Santiago-2023 ao levar a primeira medalha da história, uma medalha de prata. Além disso, o treinador da seleção de beisebol, Ramon Ito, foi escolhido o melhor treinador de esporte coletivo. E no feminino, o destaque foi a seleção brasileira de vôlei, também prata em Santiago, com time B, e campeã do Pré-olímpico, no Japão, e do Sul-americano. Walewska, que faleceu este ano, ganhou homenagem especial no palco do prêmio. E o troféu da seleção, segundo Radamés Lattari, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, será enviado à família da jogadora como uma homenagem.

A seleção de beisebol do Brasil é uma mescla de atletas profissionais que jogam em ligas no exterior com atletas "de final de semana", que moram no Brasil e têm outras profissões. No elenco tem soldador de fábricas de ração, dentista, servente de pedreiro, dono de restaurante japonês e por aí vai. Ramon Ito é técnico em TI.

Em Santiago-2023, o Brasil derrotou seleções tradicionais como Cuba e Venezuela e chegou na decisão contra a Colômbia. Os atletas começaram a treinar especificamente para o Pan apenas em março, em campings organizados pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.

- No início, ninguém acreditava que a gente conseguiria uma medalha e por isso agradeço a toda a comissão técnica. Ainda bem que eles são mais loucos do que eu, eles e os atletas também - disse Ramon, que agradeceu à esposa que descobriu que estava grávida bem na reta final do Pan.

Camila Ferezin, técnica da ginástica rítmica, foi a grande vencedora da categoria treinador de esporte individual. Camila, que levou suas atletas ao recorde de medalhas no Pan de Santiago e ao TOP 5 do mundo, é apenas a segunda mulher a levar este prêmio.

Desde 2001, a lista dos melhores treinadores do ano teve apenas homens, com exceção da edição de 2011, quando Rosicleia Campos (judô) e Rubén Magnano (basquete) foram os vencedores. Rosicleia foi responsável pela guiada do judô feminino. Ela ficou 20 anos à frente da seleção brasileira de judô, e conquistou 14 medalhas olímpicas e 48 medalhas em Mundiais com suas atletas, no período mais vitorioso da história do judô brasileiro.

Os resultados da premiação estão associados aos mundias de cada categoria mas também à campanha histórica do Brasil nos Jogos Pan-americanos de Santiago-2023.

Na ocasião, o país terminou em segundo lugar no quaro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, com 205 medalhas, sendo 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze, com novo recorde do total de medalhas e de ouro. Além disso, o Brasil alcançou 40 vagas para os Jogos Olímpicos nesta competição (atualmente o Brasil tem 143 vagas garantidas para Paris-2024).

Novidades

Além dos prêmios tradicionais aos melhores atletas de cada modalidade (veja abaixo), esta edição contou com categorias inéditas: Retorno do Ano (Alison dos Santos, atletismo) e Atleta Revelação (Maria Eduarda Alexandre, da GR)

Já o Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi entregue para Chiaki Ishii, japonês naturalizado brasileiro, responsável por conquistar a primeira de 24 medalhas do judô em Jogos Olímpicos, o bronze em Munique 1972.

Os vencedores das principais categorias foram escolhidos por um colegiado eleitoral de especialistas no esporte olímpico. Já o público foi responsável por definir quais atletas levaram para casa o Atleta da Torcida (Flávia Saraiva, da ginástica).

VEJA OS ATLETAS ELEITOS COMO OS MELHORES DE CADA MODALIDADE

Águas Abertas - Ana Marcela Cunha

Atletismo - Caio Bonfim

Badminton - Davi Silva e Sânia Lima

Basquete 3x3 - Leonardo Branquinho

Basquete 5x5 - Yago Mateus

Beisebol - Felipe Natel

Boliche - Roberta Camargo Rodrigues

Boxe - Beatriz Ferreira

Breaking - Mayara Colins (Mini Japa)

Canoagem Slalom - Ana Sátila Vargas

Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz

Ciclismo BMX Freestyle - Gustavo de Oliveira

Ciclismo BMX Racing - Paola Reis

Ciclismo Estrada - Ana Vitoria Magalhães

Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini

Ciclismo Pista - Alice de Melo e Wellyda Rodrigues

Desportos na Neve - Noah Bethonico

Desportos no Gelo - Nicole Silveira

Escalada Esportiva - Anja Köhler

Esgrima - Nathalie Moellhausen

Esqui Aquático - Felipe Simioni Neves

Futebol - Kerolin Ferraz

Ginástica Artística - Rebeca Andrade

Ginástica Trampolim- Camilla Lopes

Ginástica Rítmica - Barbara Domingos

Golfe - Valentina Bosselmann

Handebol - Bruna de Paula

Hipismo Adestramento - João Victor Oliva

Hipismo CCE - Marcio Carvalho Jorge

Hipismo Saltos - Stephan Barcha

Hóquei sobre Grama - Adam Imer

Judô - Beatriz Souza

Karatê - Bárbara Hellen Rodrigues

Levantamento de Peso - Laura Amaro

Nado Artístico - Gabriela Regly e Laura Miccuci

Natação - Guilherme Costa

Patinação Artística - Bianca Corteze Ameixeiro

Patinação Velocidade - Guilherme Abel Rocha

Pentatlo Moderno - Isabela de Abreu

Polo Aquático - Gustavo Guimarães (Grummy)

Remo - Lucas Verthein

Rugby 7 - Rafaela Conti

Saltos Ornamentais - Ingrid de Oliveira

Skate - Rayssa Leal

Surfe - Filipe Toledo

Taekwondo - Maria Clara Pacheco

Tênis - Beatriz Haddad Maia

Tênis de Mesa - Hugo Calderano

Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida

Tiro Esportivo - Felipe Wu

Triatlo - Miguel Hidalgo

Vela - Martine Grael e Kahena Kunze

Vôlei de Praia - Ana Patricia e Duda Lisboa

Voleibol - Gabriela Guimarães

Wrestling - Laís Nunes