Esportes

Al-Ahly supera Al-Ittihad sem dificuldades e será o adversário do Fluminense na semifinal do Mundial

Goleiro egípcio defendeu pênalti de Benzema e campeão africano matou o jogo com contra-ataques

Agência O Globo - EXTRA 15/12/2023
Al-Ahly supera Al-Ittihad sem dificuldades e será o adversário do Fluminense na semifinal do Mundial
Fluminense - Foto: Instagram - @fluminensefc

O Fluminense terá o Al-Ahly (Egito) como adversário na estreia do Mundial de Clubes da Fifa. Na segunda-feira (18), às 15h (horário de Brasília), a equipe de Fernando Diniz duelará com o campeão africano por uma vaga na decisão. E para se classificar, o time egípcio, que participa de sua 11ª edição do torneio, despachou o turbinado Al-Ittihad — favorito no papel —, eenceu por 3 a 1.

Em nenhum momento da partida, a equipe sinalizou que se assustaria com os nomes de peso do outro lado, como os franceses Karim Benzema e N’Golo Kanté, e o brasileiro Fabinho, mesmo após a boa impressão com a vitória da estreia, sobre o Auckland City (Nova Zelândia). Na verdade, este posto de principal acabou se revelando fruto da empolgação com os nomes estrelados. Em campo, duas equipes de organização muito diferente.

Sob os olhares de Diniz, o adversário tricolor mostrou toda a capacidade apostar em uma transição muito forte e se classificar sem dificuldades. O goleiro Abdullah Al-Mayouf foi fundamental ao defender um pênalti do centroavante francês, no final do primeiro tempo, que permitiu uma história diferente.No final das contas, pesou mais a tradição egípcia no torneio.

Pênaltis definem

O Al-Ahly mostrou, desde os primeiros minutos, que tentaria marcar em cima, pressionando a saída de bola. Incentivados por sua numerosa torcida, que marcou forte presença e quase dividiu o estádio King Abdullah Sports City — mesmo palco da semifinal — com os donos da casa, a equipe teve mais chances de gol.

Com cinco minutos, o atacante Hussein El Shahat já havia assustado com um chute em cima da defesa adversária, aproveitando bola sobrada na defesa. Depois, foi a vez do lateral Mohamed Hany obrigar o goleiro a fazer defesa com pé direito após cruzamento. A resposta do Al-Ittihad veio através de uma bomba do brasileiro Romarinho, defendida pelo goleiro Mohamed El Shenawy.

No entanto, a primeira etapa foi definida por pênaltis, ambos originidas em lances de mão na bola. A diferença veio pelo aproveitamento dos cobradores. Aos 18, o zagueiro saudita Hassan Kadesh cortou uma jogada com o braço dentro da área, e o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela marcou a penalidade após revisão no VAR. O atacante Ali Maâloul fez o primeiro gol do Al-Ahly no torneio.

Na marca dos 42, foi a vez dos egípcios retribuírem. Em mais uma revisão no árbitro de vídeo, o juiz da partida assinalou toque no braço de Mohamed Abdelmonem, quando se virava para tentar afastar um cruzamento. Benzema na bola. E o craque francês parou em El Shenawy.

Fulminante

Após um primeiro tempo de bastante qualidade do time egípcio, a volta dos vestiários foi ainda melhor. Explorando muita velocidade e os constantes espaços na defesa saudita, o Al-Ahly balançou a rede mais duas vezes, construindo jogadas pelo lado esquerdo do ataque.

Primeiro, com El Shahat recebendo na área, esperando o espaço abrir com paciência, e colocando a bola praticamente com a mão no canto esquerdo do goleiro. Três minutos, foi a vez do meia Emam Ashour finalizar um contra-ataque fulminante, batendo cruzado na pequena área. Um placar de 3 a 0 e euforia egípcia completa no estádio.

Na reta final, quando o Al-Ahly já estava com um a menos, Benzema apareceu em um rebote após jogada de escanteio, e fez o gol de honra saudita. Porém, o jogo já estava nos acréscimos e não deu tempo de impedir a classificação do adversário.