Esportes

Doncic atinge marca de Nowitzki, mas Mavericks perdem para os Timberwolves

Celtics, Bulls e Nuggets também venceram suas partidas

Agência O Globo - GLOBO 15/12/2023
Doncic atinge marca de Nowitzki, mas Mavericks perdem para os Timberwolves

O esloveno Luka Doncic voltou a brilhar nesta quinta-feira com 39 pontos e 13 assistências, o que, no entanto, não impediu a derrota do Dallas Mavericks por 119 a 101 para o Minnesota Timberwolves, surpreendente líder da Conferência Oeste da NBA. Doncic, de 24 anos, chegou, assim, ao 78º jogo marcando pelo menos 35 pontos, o que iguala a marca da grande lenda da franquia, Dirk Nowitzki, o sexto melhor marcador da história da NBA.

Ingressos, preços, times: o que já se sabe sobre o jogo da NFL no Brasil

Mais NBA: cinco agressões de Draymond Green que justificam sua suspensão por tempo indeterminado; vídeo

O alemão, campeão da NBA em 2011, disputou 21 temporadas pela franquia do Texas, com um total de 1.522 jogos na temporada regular, enquanto Doncic disputou 352 partidas em seus seis anos na NBA. Nesta quinta-feira, o armador esloveno voltou a assumir a liderança absoluta do ataque do Dallas na ausência do lesionado Kyrie Irving.

No primeiro quarto Doncic já somava 19 pontos, enquanto ao seu lado Tim Hardaway Jr. e Dante Exum não tiveram tanto sucesso quanto na vitória de terça-feira contra o Los Angeles Lakers, quando somaram 58 pontos e 12 de três pontos. Desta vez, Hardaway Jr terminou com 10 pontos e errou sete tentativas de três pontos, enquanto o australiano Exum terminou com 14 pontos e 2-3 em arremessos de três pontos.

Minnesota, por sua vez, precisava de uma grande contribuição de Naz Reid (que terminou com 27 pontos) para compensar a noite cinzenta de Anthony Edwards, que ficou com 9 pontos com estatística de 3-19. Karl-Anthony Towns terminou com 21 pontos e 17 rebotes e Rudy Gobert com 8 e 12.

Os Timberwolves, que ficaram em oitavo lugar no Oeste na temporada passada, agora permanecem no controle da conferência com um recorde de 18-5. Atrás estão os Nuggets, atuais campeões, que derrotaram o Brooklyn Nets por 124 a 101 também nesta quinta-feira.

Nikola Jokic, expulso na terça-feira por protestar no primeiro tempo contra o Chicago, compensou com um triplo duplo de 26 pontos, 15 rebotes e 10 assistências. O sérvio somou, assim, o décimo triplo-duplo nos primeiros 25 jogos da campanha, marca que só tinha sido alcançada até agora por Russell Westbrook (2020-21 e 2016-17) e Oscar Robertson (1961-62).

O 'Joker', duas vezes MVP, é agora o único jogador da NBA a alcançar pelo menos 10 triplos duplos em sete temporadas consecutivas.

A Fortaleza de Boston

Em Boston, os Celtics derrotaram o Cleveland Cavaliers por 116 a 107 e estenderam o bom início de temporada em casa, onde soma um total de 12 vitórias. É a quarta vez na história que a franquia inicia a campanha com um recorde de 12 a 0 em casa, e a última delas foi na temporada 2007-08, quando conquistou seu último anel de campeonato.

A equipe de Jayson Tatum, artilheiro com 27 pontos, segue dominando o Leste, à frente do favorito Milwaukee Bucks. As demais figuras do Celtics também tiveram um bom desempenho, como o armador Jaylen Brown marcando 22 pontos, 5 rebotes e 5 assistências e o letão Kristaps Porzingis 18 pontos e 6 rebotes.

Os Cavaliers mais uma vez perderam seu pilar defensivo, o jovem Evan Mobley, afastado esta semana devido a um desconforto no joelho esquerdo. Donovan Mitchell liderou o ataque do Cleveland com 31 pontos, enquanto Caris LeVert contribuiu com outros 26 saindo do banco.

O Miami Heat, por sua vez, caiu em casa por 124 a 116 contra o Chicago Bulls, apesar de outra grande atuação do mexicano-americano Jaime Jáquez Jr. Um dos melhores estreantes da temporada, ele chegou a 22 pontos, 4 rebotes e 4 assistências em 34 minutos como reserva. Jimmy Butler marcou 20 pontos para o Heat, que sentiu o desfalque de Bam Adebayo.