Esportes

Entenda por que, uma semana após fim do Brasileiro, seu time ainda não contratou ninguém

Com cada vez menos exceções, contratações só costumam ganhar força a partir de janeiro

Agência O Globo - EXTRA 14/12/2023
Entenda por que, uma semana após fim do Brasileiro, seu time ainda não contratou ninguém
Jogos de futebol - Foto: Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados

Terminado o Campeonato Brasileiro, os torcedores só têm atenção para um tipo de informação. Querem saber quem irá reforçar seu time. Uma ansiedade que só aumenta, já que, uma semana após o fim da temporada 2023, nenhum anúncio foi feito ainda. Apesar disso, não há motivos para desespero. Está tudo dentro do tempo natural do mercado. Mas, afinal, por que os clubes "demoram" a contratar?

Embora os campeonatos tenham terminado, os contratos ainda estão em vigor. As negociações por atletas que não estão em fim de vínculo costumam ser mais demoradas. Afinal, envolvem não só um acerto com os jogadores como também entre as agremiações. E normalmente só começam oficialmente quando o Brasileirão chega ao fim, já que antes o foco de ao menos um dos clubes está na disputa do torneio.

Do Flamento 'gastão' ao Cuiabá 'certeiro': Veja quanto custou cada ponto do seu time no Brasileirão

Veja posições e possíveis nomes: Botafogo, Flamengo e Vasco pretendem investir pesado no mercado

No caso daqueles jogadores em fim de passagem e que não estão nos planos de seus atuais clubes, em geral a negociação caminha de forma mais rápida. Mas não tanto quanto o torcedor gostaria. Como o vínculo em vigor vai até o fim do ano, a agremiação com a qual ele se acertou aguarda o fim deste período para fazer a assinatura do contrato e anunciá-lo para a torcida. É por isso que a maioria dos clubes só oficializa seus novos reforços no ano seguinte

Há exceções, claro. Alguns clubes não esperam o fim do contrato dos jogadores com suas antigas casas e já os anunciam. Em geral, porque já têm tudo acertado com eles (que podem até já ter assinado um compromisso com início para o ano seguinte) e entendem como mera formalidade a espera do fim do vínculo. Ou também quando a diretoria do antigo time antecipa o fim do contrato para permitir que o atleta agilize sua transferência.

O período entre as temporadas 2022 e 2023 é exemplar neste sentido. A maioria dos reforços dos clubes da Série A foram anunciados a partir de janeiro. Alguns, em dezembro. Mas vale lembrar que, em razão da Copa do Catar, o Brasileirão terminou em 13 de novembro. O primeiro a oficializar uma contratação foi o Red Bull Bragantino. Em 30 de novembro, o Massa Bruta confirmou a chegada do uruguaio Thiago Borbas. Ou seja: 17 dias depois do fim do campeonato.

Uma curiosidade mostra a precocidade do anúncio. O atacante foi oficializado quando o Bragantino não tinha sequer um treinador para a temporada seguinte, o que poucos clubes fazem.

No dia seguinte, o Atlético-MG anunciou a chegada de Paulinho. No entanto, tratava-se de um caso muito particular: o atacante desembarcou no Galo por empréstimo e vindo de um clube (Bayer Leverkusen-ALE) que estava com a temporada em andamento.

Como a pré-temporada dos times começou em dezembro, houve até mesmo um número elevado de reforços sendo anunciados. Os clubes que movimentaram o mercado no fim de 2023 foram o Bahia, recém-incorporado pelo Grupo City; o Fluminense, o São Paulo, o Atlético-MG e o Corinthians. Mas o grosso das contratações ocorreu mesmo no ano seguinte.

Neste sentido, é preciso considerar um fenômeno cada vez mais comum: o da perda de força do período entre temporadas para montagem dos elencos. O fim dos Estaduais, em abril, e a janela do meio do ano (entre julho e agosto) têm ganhado mais a preferência dos clubes. O primeiro, pela possibilidade de contratação dos destaques destes torneios. O segundo, pela possibilidade de trazer atletas de fora do Brasil.

Isso não significa que os clubes estejam parados. O Fluminense, por exemplo, foi o primeiro a acertar uma contratação de impacto para 2024. O tricolor já tem tudo encaminhado para anunciar Renato Augusto. Contudo, a concretização só deve ocorrer mesmo nas próximas semanas. O meia tem contrato com o Corinthians até o fim do ano.