Esportes

Entenda os motivos para NFL ter escolhido São Paulo como sede de uma partida em 2024

Após anúncio oficial da liga, vice executivo da liga e prefeito de São Paulo cederam coletiva

Agência O Globo - GLOBO 13/12/2023
Entenda os motivos para NFL ter escolhido São Paulo como sede de uma partida em 2024
São Paulo - Foto: Instagram - @saopaulofc

No ano que vem, o Brasil sediará o primeiro jogo da história da National Football League (NFL) na América do Sul. Após uma negociação de alguns anos, a Neo Química Arena, casa do Corinthians, foi escolhida para ser o estádio de um jogo da temporada regular, com times ainda a definir. O anúncio feito nesta quarta-feira foi seguido por uma coletiva virtual com Peter O'Reilly, vice-presidente executivo da liga, e Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, que confirmaram a decisão durante o encontro dos donos das equipes, que acontece na cidade de Dallas (Estados Unidos).

Para O'Reilly, o diferencial que o país ofereceu à organização, que o fez ser escolhido no lugar de outros, como a Espanha, foi a parceria consistente com a capital paulista. As garantias oferecidas inclume, principalmente, o palco do jogo, que já recebeu partidas de Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016).

— Nossa decisão foi seguir com a parceria que temos com a cidade de São Paulo e com a comunidade (brasileira). Também foi por conta dos 38 milhões de fãs que temos no país. Fazer com que receba um jogo foi uma decisão importante. Não é só sobre o evento, é sobre a parceria, incluindo o estádio do Corinthians, nosso palco, que nos deixa muito animado — disse o dirigente.

O prefeito de São Paulo deu bastante destaque ao aspecto da quantidade de torcedores de futebol americano no Brasil. A comunidade brasileira é a terceira maior do mundo, atrás apenas dos EUA e do México — que já recebeu partidas, no estádio Azteca — e agora se apresenta com potencial ainda maior de crescimento.

— É importante para o Brasil, para São Paulo e para o esporte. Tenho certeza que vamos vender os ingressos em pouco tempo. Não medimos esforços. Praticamente dois anos trabalhando para levar a NFL para a cidade. A estrutura está muito bem preparada — afirmou Nunes, revelando que também haverá grande retorno econômico.

Uma das equipes favoritas a jogar por aqui é o Miami Dolphins, a única franquia da NFL a ter acordo de direitos internacionais relacionados ao Brasil. Porém, os donos das outras 31 equipes já declaram seu interesse em estabelecer acordos, como contado por O'Reilly na coletiva.

A vinda de uma partida para o país também está inclusa no plano de internacionalizar a marca. Jogos na Inglaterra, Alemanha e México já haviam acontecido nas últimas temporadas e, a partir de 2025, a ideia é englobar ainda mais locais. Portanto, este jogo no Brasil pode ser o primeiro de vários que venham pela frente.