Esportes

Carrasco do Brasil na Copa de 2010, Sneijder critica técnicas mulheres em times masculinos: 'Estamos indo longe demais'

Ex-meio-campista diz que movimento será algo forçado e terá resultado oposto ao esperado

Agência O Globo - GLOBO 13/12/2023
Carrasco do Brasil na Copa de 2010, Sneijder critica técnicas mulheres em times masculinos: 'Estamos indo longe demais'
Carrasco do Brasil na Copa de 2010, Sneijder - Foto: Reprodução

Sarina Wiegman, técnica da seleção feminina da Inglaterra, já foi citada diversas vezes como uma possível treinadora que comandaria um time masculino de futebol. No entanto, isso, para Wesley Sneijder, carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 2010, é algo visto como inimaginável, principalmente em times da Eredivise.

— É difícil para mim julgar. Volto a ser eu mesmo, a ser como era no vestiário. Talvez agora tenha mudado (o vestiário), mas eu não mudei. Me imagino com uma treinadora. Não tenho nada contra mulheres, mas estamos indo longe demais — disse Sneijder no programa holandês Veronica Offside.

A discussão começou quando Pierre Van Hooijdonk, ex-atacante da seleção holandesa, disse que uma mulher não poderia ser técnica de um time masculino do Campeonato Holandês. Segundo o ex-jogador, o futebol masculino é "um mundo de galos" e ele não imagina uma mulher tendo credibilidade em um vestiário.

— É uma questão de credibilidade. Uma mulher tem menos credibilidade que um homem. Penso que em muitas posições da sociedade a diferença entre um homem e uma mulher não importa, mas tornar-se treinador principal de uma equipa da Eredivisie? Subestima o impacto teve. Mulheres e homens são iguais para mim. Estou apenas indicando o efeito que isso terá no mundo do futebol. O mundo do futebol não é o mesmo que a sociedade — disse o ex-atacante.

Vice-campeão da Copa do Mundo de 2010, Sneijder corroborou com a opinião do ex-companheiro, mas disse que a tendência é que isso realmente acontença. Para o ex-meia da Inter de Milão, caso esse movimento realmente ocorra por agora, será algo forçado e contraproducente, ou seja, terá resultado oposto ao esperado.