Esportes

Palco do jogo do Brasil, Centenario será sede da abertura da Copa 2030; saiba mudanças que estádio deve ter

Presidente do Uruguai tem em mente a renovação da arena, mas mantendo todo o seu valor patrimonial

Agência O Globo - EXTRA 17/10/2023
Palco do jogo do Brasil, Centenario será sede da abertura da Copa 2030; saiba mudanças que estádio deve ter

Palco do jogo entre Brasil e Uruguai nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o Estádio Centenário de Montevidéu também será o responsável por receber a partida de abertura da Copa do Mundo de 2030, justamente para comemorar a edição centenária do Mundial. No entanto, a arena deve passar por algumas mundanças até lá.

Segundo o jornal El País, Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, tem em mente a renovação do estádio Centenário. Inicialmente, o projeto seria transformá-lo em um estádio moderno, mas que mantenha, na sua essência, todo o seu valor patrimonial.

Um arquiteto contactado pelo presidente uruguaio contou ao El País que o estádio deve manter a Torre das Homenagens, sua circunferência, suas arquibancadas e sua fachada, mas será modernizado para ter os requisitos necessários para sediar a Copa do Mundo. Desta forma, estuda-se rebaixar o campo, elevando a capacidade para 80 mil pessoas sentadas, além de melhorar o seu acesso, evacuação e entrada de delegações.

Enquanto aguarda que sejam conhecidos outros detalhes – como o orçamento, a possibilidade de ter ar condicionado e a capacidade necessária – o arquiteto explicou outras linhas do projeto. Martín Gómez Platero disse que a cobertura da arena também vai mudar, mas não seria apenas como mera questão estética. As alterações na cobertura alteraria a acústica e atenderia às exigências da Fifa.

Toda essa reforma, que modernizaria o estádio do Nacional, do Uruguai, transformaria o local em uma arena multiuso, que serviria como centro de eventos, com restaurante e outros serviços.