Esportes
Bélgica x Suécia: brasileiro narra susto em partida interrompida: ‘cercados e nada de informação’
Jogadores não retornaram para o segundo tempo após notícia de morte de torcedores
Um brasileiro está entre os torcedores que estão presos no estádio Roi Baudouin, em Bruxelas, após um atentado supostamente terrorista que deixou dois mortos próximo ao estádio. A partida entre o time da casa e a Suécia foi interrompida após as equipes terem se recusado a voltar para o segundo tempo depois do ocorrido, quando ao menos três torcedores foram baleados. Segundo a emissora RTFB, essa terceira vítima, um taxista, está fora de perigo. Até o momento, os torcedores estão impedidos de deixar o estádio.
Mudança: Argélia irá sediar jogos da seleção da Palestina a partir da próxima Data Fifa
Acusação: Justiça francesa investiga jogador do Nice por 'apologia ao terrorismo'
"A gente ia sair do estádio 23:10. Atrasaram pra 23:30. Nada. Eu já não tenho como voltar pra casa (moro em outra cidade) e já, já fecha o metro", escreveu o jornalista brasileiro da Al-Jazeera Raphael Garcia. "E a internet no estádio continua horrível. Galera agora tá cantando, fazendo ola, tentando espantar o frio de 8 graus. Zero informação sobre o que rola fora."
Os torcedores não podem deixar o estádio. De acordo com a imprensa local, os torcedores permanecem calmos e há seguidos pedidos no sistema de som para que eles permaneçam sentados, pois a praça esportiva é o local mais seguro no momento.
"Internet no estádio está horrível, quase impossível. Umas 25-30 mil pessoas usando a rede ao mesmo tempo", afirmou Garcia. "Pessoal aqui canta "todos juntos", já gritaram "Sweden, Sweden"... Mas já há uns 10 minutos sem qualquer informação sobre quando vamos sair do estádio - ou se vamos sair hoje! Imagina vir pra um jogo, uma festa, e ficar preso no estádio por causa de um terrorista. Muita força aos suecos!."
O Centro Nacional de Crises do país emitiram alerta nível 4, o mais alto possível. Isso significa ameaça grave e iminente. O primeiro-ministro, o ministro do Interior e o ministro da Justiça estão no local do crime para acompanhar a situação. Rudi Vervoort, ministro da Região de Bruxelas, mencionou no X (ex-Twitter) uma "crise federal" devido a "dimensão terrorista" dos fatos ocorridos nesta segunda-feira na capital belga.
O site Sudinfo conversou com testemunhas e informou que o autor do ataque gritou "Alá é o maior" enquanto atirava. O autor do crime também teria publicado nas redes sociais que seria membro do Estado Islâmico, enquanto se gabava de ter executado incrédulos. De acordo com o jornal Le Soir, a polícia investiga a possibilidade de ataque terrorista. Conforme a publicação, o o suspeito apresenta-se como jihadista e afirma pertencer ao Estado Islâmico.
"Vivemos pela nossa religião, morremos pela nossa religião, graças a Deus", afirma o suspeito em um vídeo obtido pelo Le Soir. "Graças a Deus, seu irmão Abdesalam vingou os muçulmanos, matei três suecos agora há pouco", acrescenta ele no vídeo. No entanto, a polícia confirmou duas mortes.
Uma investigação foi aberta. Em um vídeo divulgado pela edição digital do jornal em flamengo Het Laatste Nieuws, um homem aparecia fugindo em uma moto pequena depois de abrir fogo. Os tiros foram disparados por volta das 19h15 perto da Place Sainctelette, de acordo com o jornal belga RTL.
Gustavo Poli: Uma coluna esportiva
A RTL checou a autenticidade do vídeo que está viralizando nas redes sociais. As imagens mostram um homem vestido com roupa fluorescente laranja descendo de uma scooter com uma arma na mão. Ele abriu fogo na rua contra duas pessoas que perseguiu dentro de um prédio. O agressor depois entra no edifício e continua a atirar contra as vítimas.
Após o ataque, o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, determinou o reforço no controle fronteiriço com a Bélgica.
A partida não voltou após o intervalo, com empate em 1 a 1. Gyökeres abriu o placar para os visitantes, mas o atacante Lukaku empatou de pênalti.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"