Esportes
Após anúncio de Copa do Mundo em seis países, treinador critica: ‘qualquer dia vamos jogar no Everest’
Treinador do RB Leipzig, da Alemanha, Marco Rose reprovou a iniciativa, afirmando que as longas distâncias percorridas causarão muito desgaste aos jogadores
Em 2030, a Copa do Mundo terá uma edição especial, comemorando 100 anos desde a primeira disputa, realizada no Uruguai em 1930, e um formato inédito. A Fifa anunciou, nesta quarta-feira, que o Mundial será sediado por Marrocos, Espanha e Portugal, mas o Uruguai, Argentina e Paraguai receberão as partidas de abertura. A decisão, no entanto, tem dividido opiniões.
'Não devemos esquecer'': Após erro reconhecido do VAR, Klopp pede reedição do jogo entre Liverpool e Tottenham
Entenda: Daniel Alves deve ser julgado ainda este mês por acusação de estupro na Espanha
Treinador do RB Leipzig, da Alemanha, Marco Rose reprovou a iniciativa, afirmando que as longas distâncias percorridas causarão muito desgaste aos jogadores. Além disso, ele afirma ainda que preferia o modelo antigo da competição, no qual um país, no máximo dois, recebiam o evento.
"Ainda existem muitas dúvidas. Estamos aqui inventando isso, inventando aquilo e querendo fazer algo melhor, e qualquer dia vamos jogar no Monte Everest, porque podemos imaginar um campo de futebol lá e alguém pode querer explorá-lo", disse.
Por meio de um comunicado nas redes sociais, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anunciou que três países da América do Sul receberão as partidas iniciais, como homenagem à primeira edição do Mundial. "Acreditamos Sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou", escreveu ele.
Onde será a Copa do Mundo 2030?
A escolha de Marrocos, Portugal e Espanha para sediar Copa do Mundo de 2030 se deu principalmente pelo fato de serem os únicos candidatos, já que a Arábia Saudita retirou a candidatura em junho deste ano. Desta forma, os três países da América do Sul vão receber apenas as primeiras três partidas da competição e o restante será disputado em continentes diferentes.
'Quer entrar em campo com Mbappé e não comigo': Lateral do Newcastle revela mágoa com filho antes de enfrentar o PSG
Vini Jr. marca, Casemiro é expulso: O dia dos convocados na Champions
– A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final – disse Alejandro Domínguez durante entrevista coletiva.
Quais países estão classificados para a Copa do Mundo de 2030?
Vale lembrar que ainda não há países classificados para a edição do Mundial, já que o processo de qualificação está no início para a próxima competição, mas as três seleções sul-americanas terão vagas garantidas, assim como os países-sede. Em 2026, por exemplo, México, Estados Unidos e Canadá recebem a competição, e já têm lugar confirmado no Mundial.
Inicialmente, o Chile também fazia parte do projeto sul-americano, mas ficou de fora das partidas de abertura. Questionado sobre a saída do país, o presidente da Conmebol respondeu que vai trabalhar para que o Chile seja contemplado de alguma forma.
'Sonho de jogar no Boca': Campeão pelo Palmeiras, Deyverson quer o bi da Libertadores
Blog: Sampaoli assina rescisão com o Flamengo e clube pagará quase R$ 10 milhões de multa à vista
– A ideia inicial era ter apenas dois países, Argentina e Uruguai, depois nós agregamos o Paraguai e mais tarde o Chile. A decisão da Fifa, não da Conmebol, foi fazer em três países. Mas vamos trabalhar para que de alguma maneira o Chile seja contemplado — afirmou.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso