Esportes

Quem era o são-paulino morto após vítoria no Morumbi

Jovem de 32 anos tinha deficiência auditiva e fazia parte da ala inclusiva "Surdos e Mudos tricolores" da torcida organizada Independente Tricolor

Agência O Globo - GLOBO 26/09/2023
Quem era o são-paulino morto após vítoria no Morumbi
Quem era o são-paulino morto após vítoria no Morumbi - Foto: Reprodução

O são-paulino Rafael dos Santos Tercilio Garcia, de 32 anos, foi morto após a final da Copa do Brasil no estádio do Morumbi que deu o título ao seu time. De acordo com o atestado de óbito, o homem foi atingido por um tiro de arma de fogo, disparado durante um confronte entre torcedores do clube e a Polícia Militar, na final da tarde de domingo. O velório e sepultamento de Garcia ocorreu nesta terça-feira, no Cemitério Memorial Parque Itapevi.

Testemunhas afirmam que, durante a confusão, os polícias começaram a agredir os torcedores e não deixaram prestar socorro a Rafael. O homem era deficiente auditivo e fazia parte do quadro de Surdos e Mudos da Torcida Independente, que lamentou a morte do integrante nas redes sociais.

De acordo com seus perfis nas redes, Rafael Garcia era morador do município de Itapevi e trabalhava como operador de loja na rede Atacadão. Nas postagens, destacam-se publicações relacionadas ao São Paulo e memes sobre temas diversos, como o anime One Piece. Ele também viajava pelo Brasil para acompanhar os jogos do time, conforme mostram as fotos de Garcia em diferentes estádios.

Na última das postagens, do dia 19 de setembro, Garcia compartilhou uma nova música da torcida organizada. Em outra publicação da mesma data, o são-paulino celebrava: "Todos os caminhos te levam ao Morumbi, em busca da conquista inédita!!!".

O velório de Rafael Garcia ocorreu nesta terça-feira, em Itapevi. A Torcida Independente do município convidou os torcedores a irem ao enterro, mas ressaltaou que, em respeito aos familiares, rojões e sinalizadores não deveriam ser levados ao local. "Somente uniformizados com baterias e bandeiras", acrescentou a organizada no Instagram. Faixas de protesto contra a morte do homem foram levadas ao cemitério.

"Não há motivo para comemorarmos esse título, ganhamos a taça e perdemos nosso guerreiro Rafael de uma forma totalmente covarde ontem aos arredores do Morumbi após a conquista da copa do Brasil, Descanse em paz meu irmão, desfalcou nosso time! Que a Justiça seja feita e sua passagem seja tranquila", escreveu o perfil da Independente no Instagram.