Esportes

Mãe de ginasta negra ignorada em premiação quer que vídeo pare de circular e diz que pedido de desculpas 'não foi genuíno'

'Muitas vezes somos a única família negra nos eventos de ginástica e isso tem sido muito doloroso para nós', desabafou a mulher, que reforça que a filha foi vítima de racismo

Agência O Globo - GLOBO 24/09/2023
Mãe de ginasta negra ignorada em premiação quer que vídeo pare de circular e diz que pedido de desculpas 'não foi genuíno'

A mãe da jovem ginasta vítima de uma atitude racista durante uma cerimônia de premiação na Irlanda reagiu ao pedido de desculpas entregue a ela pela federação irlandesa de Ginástica, escrita e assinada pela representante responsável pela situação, e disse não acreditar que o posicionamento seja genuíno. Segundo o jornal Irish Independent, onde a entrevista foi publicada, a família media a situação há 1 ano com a Gymnastics Ireland, desde que a menina foi ignorada pelo representante que entregava medalhas às vencedoras do torneio. O vídeo só viralizou na última semana.

Adeus a Walewska: Campeã olímpica pela seleção de vôlei é enterrada em Belo Horizonte

Polêmica: Governo da Rússia quer que atletas façam parte da 'família olímpica' em Paris-2024

Em entrevista à imprensa irlandesa, a mãe da menina reforçou que acredita que sua filha foi ignorada na cerimônia por ser negra. Ela também condenou a atitude da Gymnastics Ireland de enviar um pedido de desculpas escrito apenas pela representante que cometeu o ato e entregue exclusivamente para ela, e não direcionado ao público. Criticou a instituição também por afirmar publicamente apenas que a questão havia sido resolvida após uma mediação concluída em agosto.

A mãe da atleta acrescentou que deseja que o vídeo pare de circular pelas redes e quer que a Gymnastics Ireland auxilie nesse processo.

– Muitas vezes somos a única família negra nos eventos de ginástica e isso tem sido muito doloroso para nós – desabafou ao Irish independent. – Agora, 8 milhões de pessoas viram o vídeo, do Paquistão à Etiópia, eles podem ver que aquilo foi errado, mas a Gymnastics Ireland não consegue aceitar isso, e apenas pede desculpas.

O vídeo da jovem menina sendo ignorada na apresentação em Dublin em março de 2022 se tornou viral online nos últimos dias e levou Simone Biles, a grande ginástica americana, a dizer que “partiu seu coração”, em uma mensagem postada no X, antigo Twitter.

Confira o posicionamento publicado pela Gymnastics Ireland sobre o caso:

"A denúncia alegava comportamento racista de uma de nossas dirigentes no evento. Após o recebimento do e-mail, de acordo com nossa política e prática padrão em relação a reclamações, investigamos o assunto. A Gymnastics Ireland contatou imediatamente a família para expressar preocupação e tranquilizá-los de que o assunto estava sendo investigado", disse a instituição.

"Identificamos a funcionária em questão e informamos sobre a reclamação. A funcionária em questão aceitou plenamente que o que tinha acontecido não tinha sido aceitável, mas sublinhou que não tinha sido intencional. O árbitro disse que ao perceber o erro, corrigiu-o imediatamente e garantiu que a competidora em questão recebesse a sua medalha antes de deixar o Campo de Jogo", acrescentou.

"A responsável também expressou profundo pesar pelo que descreveu como um erro genuíno e solicitou a oportunidade de pedir desculpas pessoalmente à concorrente e à sua família. Este pedido foi inicialmente recusado. Desde então, um pedido de desculpas por escrito fornecido pelo indivíduo identificado foi emitido ao competidor e sua família. Em todos os momentos, mantivemo-nos envolvidos com várias partes relacionadas com o incidente, incluindo a Sport Ireland e a Federação Internacional de Ginástica, além de vários meios de comunicação social, à medida que nos abordavam após terem sido contactados sobre este assunto. Posteriormente, ambas as partes concordaram em iniciar uma mediação que foi facilitada de forma independente pela Sports Disputes Solutions Ireland de acordo com nossa política de procedimento que levou a uma resolução acordada por ambas as partes em agosto de 2023".