Esportes
Jogos da Juventude: Rio termina em 2º na classificação geral pela primeira vez
São Paulo foi a delegação com mais medalhas de ouro; Santa Catarina completou o top-3
A delegação do Rio de Janeiro terminou em segundo na classificação geral da edição 2023 dos Jogos da Juventude, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, que terminaram no último sábado. Foi a melhor colocação do Estado desde a criação da competição escolar, em 2000.
Semifinal da Libertadores: Torcida do Fluminense esgota ingressos para jogo contra Internacional
Luto no futebol: Morre Marinho Peres, ex-zagueiro de Internacional, Santos e seleção brasileira
O TimeRJ largou na sétima colocação, com a medalha de ouro conquistada nos 100m rasos do atletismo com Hakelly Souza, moradora de Macaé e um dos grandes nomes da delegação. Ela também levou o ouro nos 200m e, aos 14 anos, se tornou a campeã mais nova da modalidade na história dos Jogos.
— Essa competição ficará para sempre na minha memória. Estou sem acreditar até agora no que eu conquistei. Foi muito legal ver o apoio de todos da delegação, de todas modalidades, fazendo questão de me dar os parabéns. Foi um sonho defender o Rio de Janeiro nos Jogos da Juventude. Vou continuar treinando forte para as próximas competições - disse, Hakelly.
Ao final do primeiro bloco de competições, contudo, o Rio djá estava com 11 medalhas de ouro, ocupando a segunda colocação. À frente do Paraná, campeão de 2022, e atrás apenas de São Paulo, estado-sede.
No último dia dos Jogos, o estado fechou sua participação com vitórias no vôlei masculino, handebol feminino e basquete masculino. Este foi de onde saiu o último ouro.
— Foi emocionante demais ver o comprometimento dos meninos com o TimeRJ e a vontade que eles estavam de conquistar a medalha de ouro para o nosso estado. A campanha histórica do Rio de Janeiro foi um grande incentivo para todos, não só os atletas de todas as modalidades, mas também para nós, treinadores. Que sigamos nesse mesmo ritmo nos próximos anos, porque agora queremos brigar pelo 1º lugar no pódio — afirmou o técnico de basquete masculino do TimeRJ, Agostinho Ferreira.
No quadro geral de medalhas, São Paulo ficou com o lugar mais alto do pódio, com 45 medalhas de ouro, 36 de prata e 26 de bronze, totalizando 107. O Rio de Janeiro veio em seguida com 24 de ouro, 21 de prata, 20 de bronze e 65 no total. Fechando o pódio, Santa Catarina terminou com 22 de ouro, 19 de prata, 31 de bronze e 72 no total.
— É uma vitória histórica, o esporte tem muito a comemorar. Parabéns a toda a delegação do TimeRJ, atletas, técnicos e delegados, pelo excelente desempenho e conquista do segundo lugar nos Jogos da Juventude. São verdadeiros campeões e merecem todo o reconhecimento pelo esforço e dedicação — afirmou Rafael Picciani, secretário de Estado de Esporte e Lazer, pasta que apoiou a participação dos atletas estudantes no evento.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec