Esportes
Presidente da federação de atletismo considera presença de russos nos Jogos de Paris 'improvável'
Além deles, bielorrussos também estão suspensos das competições internacionais desde fevereiro de 2022, mês em que a Rússia invadiu a vizinha Ucrânia
Sebastian Coe foi reeleito nesta quinta-feira para um terceiro mandato à frente da World Athletics e afirmou que considera "improvável" a presença de atletas da Rússia e de Belarus nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O ex-atleta britânico manteve sua posição contra a presença de representantes desses dois países, apesar de o Comitê Olímpico Internacional (COI) já ter dado sinais de uma eventual abertura.
Um ano até Paris-2024: como se preparam atletas brasileiros, com ou sem vaga garantida
Eliminada na 1ª fase da Copa: Pia tem contrato até os Jogos Olímpicos de Paris, mas permanência depende da CBF, que irá analisar
Mais olimpíadas: Marcus D'Almeida é bronze no Mundial do tiro com arco e garante vaga em Paris-2024
"Continuo acompanhando o que acontece na Ucrânia, com um grupo dedicado a isso. Nossa posição, com o Conselho [da World Athletics], é muito clara, por motivos de integridade das competições. Ficaria surpreso se o novo conselho [eleito nesta quinta] mudar de posição", disse Coe em uma entrevista coletiva depois do Congresso da World Athletics, em Budapeste. "Vamos continuar vigiando a situação, mas isso [a presença de russos e bielorrussos nos Jogos de Paris] parece improvável por enquanto", acrescentou.
Os atletas russos e bielorrussos estão suspensos das competições internacionais desde fevereiro de 2022, quando ocorreu a invasão à Ucrânia. Depois de ter recomendado a exclusão desses atletas em 2022, o COI abriu portas em março deste ano para seu retorno às competições internacionais, sob certas condições e bandeira neutra.
Várias modalidades seguiram esta última recomendação, como a esgrima, o judô e a ginástica, entre outras. O Mundial de atletismo começa no próximo sábado (19), em Budapeste, sem a presença de atletas russos e bielorrussos, como já aconteceu na edição de 2022, em Eugene (Estados Unidos).
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército