Esportes
Caicedo brilha pela Colômbia, Filipinas surpreende e Noruega tem baixa: como foi o sexto dia da Copa
Laís Malek
Depois de 16 jogos, a primeira rodada da Copa do Mundo Feminina 2023 está encerrada. Quebrando recordes de público e com altos e baixos das favoritas e as azarãs, a bola agora rola para o restante da fase do grupos, mas teve seu encerramento em dia histórico para a seleção da Colômbia. Já na segunda rodada, a Nova Zelândia perdeu das Filipinas, e Suíça e Noruega ficaram no empate sem gols, em jogo marcado pela ausência da craque norueguese Ada Hegerberg. Veja o resumo das três partidas.
Colômbia estreia com recorde
A grande expectativa da Copa do Mundo para a seleção da Colômbia era para ver Linda Caicedo, joia recém-contratada do Real Madrid, pela primeira vez em campo. Aos 18 anos, ela demonstrou que o nervosismo da estreia não é um problema e marcou o segundo gol da seleção na vitória por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul. Quem abriu o placar foi a estrela Catalina Usme, que abre espaço para a jovem Caicedo ganhar protagonismo, em cobrança de pênalti.
Com o gol, Caicedo entrou para a seleta lista de jogadoras que conseguiram marcar em edições de Mundiais Sub-17, Sub-20 e profissionais. No Grupo H, o cruzamento das oitavas de final pode indicar o confronto entre Brasil e Colômbia nas oitavas de final, em reedição da decisão da Copa América de 2022, quando a Canarinho levou a melhor por 1 a 0.
Filipinas arranca vitória
Sob os olhares de mais de 32 mil torcedores no Wellington Regional Stadium, na Nova Zelândia, as Filipinas conseguiram sua primeira vitória em Copas do Mundo, na estreia na competição. O resultado serviu como um balde de água fria para as anfitriãs, que na primeira rodada arrancaram uma vitória sobre a favorita do grupo, a Noruega, mas não conseguiram repetir o bom desempenho.
Aos 24 minutos do primeiro tempo, Sarina Bolden abriu o placar, e o marcador não se alterou. A Nova Zelândia dominou a partida com 54% de posse contra 26% das estreantes — em 20% do tempo, a bola estava em disputa — e teve 15 chances de igualar o placar, mas apenas cinco acertaram o alvo. Agora, a seleção precisará vencer a Suíça e contar com outros resultados do grupo para sonhar com as oitavas.
Noruega e Suíça não empolgam
O embate entre as seleções mais fortes do Grupo A frustrou as expectativas de quem esperava um jogo movimentado. 12ª e 20ª colocadas do ranking da fifa, respectivamente, Noruega e Suíça pouco criaram em um empate sem gols, e jogaram as expectativas para a rodada decisiva da fase de grupos.
As noruegueses foram as que mais tentaram, com 13 finalizações contra sete das suíças. Mas os grandes nomes da equipe, como Haavi, Graham Hansen e Guro Reiten não conseguiram balançar as redes. A equipe sentiu a perda da principal estrela, Ada Hegerberg, que chegou a ir a campo para cantar o hino nacional, mas sentiu dores antes do apito inicial e foi direto para o vestiário.
Com os resultados, as duas vagas do Grupo A para as oitavas de final estão totalmente em abertos, com as quatro equipes com chances de classificação. A Suíça lidera com quatro pontos, seguida da Nova Zelândia e das Filipinas, que tem três — as anfitriãs ficam com o segundo lugar por ter um melhor saldo de gols. Favorita, a Noruega está em último, com apenas um ponto.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados