Esportes

Quem é a artilheira da Colômbia que quase largou o futebol por causa de um câncer e pode enfrentar o Brasil nas oitavas da Copa

Agência O Globo - EXTRA 24/07/2023
Quem é a artilheira da Colômbia que quase largou o futebol por causa de um câncer e pode enfrentar o Brasil nas oitavas da Copa

A colombiana Linda Caicedo nasceu para jogar futebol. Desde criança, chutava latas, brinquedos e tudo que via pela frente. Aos 14 anos, em 2019, ela iniciou sua trajetória no futebol profissional como atacante no time colombiano América de Cali e se consolidou como artilheira da Liga Colombiana com sete gols em sete partidas pelo time vencedor.

Mas no caminho para se tornar uma das maiores estrelas do futebol sul-americano, ela se deparou com um câncer no ovário aos 15 anos, em 2020, e teve que interromper a carreira por causa do tratamento.

— Naquele momento, eu não achei que fosse possível jogar profissionalmente de novo por causa de todos os tratamentos e cirurgias que eu tinha de enfrentar — disse Caicedo à Fifa.

Ela tinha acabado de ser contratada pelo Deportivo Cali quando recebeu o diagnóstico. Linda precisou realizar uma cirurgia para retirar o tumor e enfrentar seis ciclos de quimioterapia por três meses durante a pandemia de Covid-19.

No final de 2020, Linda voltou para os gramados, quando os treinos paralisados pela quarentena voltaram ao normal, mas a jogadora manteve a doença em segredo e treinava usando uma peruca. A história só veio a público mais tarde.

No ano seguinte, Linda conquistou o seu segundo título da Liga Colombiana e participou da Libertadores Feminina, e em 2022, disputou três mundiais pela seleção: a Copa América Feminina, a Copa do Mundo Feminina Sub-20 e a Copa do Mundo Feminina Sub-17.

Linda foi eleita a melhor jogadora na Copa América Feminina de 2022 e a sua performance ajudou a garantir a vaga da Colômbia na Copa do Mundo Feminina de 2023 e nas Olimpíadas de 2024. Atualmente, ela é considerada uma das jogadoras mais promissoras do mundo.

Seu desempenho despertou o interesse do Real Madrid, que a contratou em fevereiro de 2023. Até o momento, ela marcou dois gols e fez quatro assistências em 10 partidas pelo time espanhol.

Linda deve fazer sua estreia na Copa do Mundo Feminina nesta segunda-feira às 23h no jogo de abertura da Colômbia contra a Coreia do Sul. As duas equipes competem por uma vaga na próxima fase. Alemanha e Marrocos também estão no grupo.

Passando para as oitavas de final, a Colômbia pode enfrentar o Brasil no dia 8 de agosto.