Esportes
Pia preza por cautela na estreia contra o Panamá e garante: 'Marta está 100%'
O último contato da seleção brasileira com a imprensa foi na noite do domingo (em horário local), quando a treinadora Pia Sundhage e a lateral Tamires deram entrevista coletiva projetando a estreia contra o Panamá. Amanhã, às 8h (de Brasília), o Brasil começa a campanha pelo título inédito no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália.
A treinadora destacou a confiança no trabalho realizado ao longo do último ciclo, mas demonstrou cautela contra o adversário de estreia, seleção mais fraca do Grupo F.
— Estamos muito felizes com os últimos dois resultados porque nos deram confiança. Quando olhamos para eles, são diferentes de um ano atrás. E eu acho que a coisa mais importante é não achar que está tudo garantido. E, por favor, vamos aproveitar o jogo. Se nós fizermos isso, nós teremos uma grande chance de ganhar amanhã. E, na verdade, nós vamos ganhar muitos jogos, se juntarmos um belo ataque com uma defesa bem sólida.
Perguntada sobre Marta, que deve estrear no banco de resevas, Pia garantiu que a atacante está em plenas condições físicas. Nos treinamentos em Brisbane, onde a seleção se concentra durante toda a primeira fase, a camisa 10 realizou atividades de recuperação muscular devido a um desgaste na coxa, mas nos últimos treinamentos voltou a participar de trabalhos coletivos.
— Marta está 100% na parte física. Agora, em quantos minutos ela participa dos treinos, quantos minutos da partida é preciso ter para ela entrar em campo, isso depende do jogo. Mas o treino que tivemos ontem foi muito bom. Nós tambem nos perguntamos se deveríamos tirá-la dos treinos ou não. Mas o treinador de alta performance fez um ótimo trabalho com ela, então ela conseguiu participar do treino todo e jogou muito bem. Ela vai estar pronta.
Pia também ressaltou a importância da união do elenco, afirmando que a presença de Marta também serve para fortalecer o vestiário.
— Marta é uma jogadora especial em um time especial. Acho que a palavra-chave é 'juntas'. Quando tem muita energia em um lugar, isso contagia todo mundo, e é o que está acontecendo com o time agora. Temos algumas jogadores jovens, e algumas experientes como Marta e essa mistura é o que pode nos ajudar a ganhar o campeonato.
A lateral Tamires comentou sobre a questão emocional. Em sua terceira Copa, a veterana é um dos pontos de apoio para as 11 estreantes, algumas que devem começar jogando.
— A gente conversou e falou, ser vulnerável aqui, ter medo é normal, faz parte do jogo, a gente vai se ajudar, o que não podemos é ter preciosismo. Então, não pode uma querer ser melhor que a outra, o ego não pode falar mais alto, temos que estar juntas o tempo todo, porque Copa do Mundo se joga em equipe e se vence em equipe.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra