Esportes
O que se sabe até agora sobre o clima tenso entre Mbappé e PSG
Esta semana, o conflito entre Paris Saint-Germain e Kylian Mbappé parece ter atingido seu ponto máximo com o corte do atacante da lista de relacionados para os amistosos de pré-temporada do clube no Japão. O episódio lançou dúvidas sobre qual será o futuro desta novela, já marcada por muitos capítulos. Para quem perdeu algum capítulo, O EXTRA explica abaixo tudo o que se sabe até agora sobre o racha entre os dois.
Leia também: Corpo de torcedor desaparecido após partida do Botafogo é encontrado próximo ao Nilton Santos
Copa do Mundo Feminina 2023: Conheça as principais estrelas do mundial
Como o conflito atual entre PSG e Mbappé começou?
Em junho, Mbappé enviou uma carta ao PSG comunicando que não iria renovar com o clube. O contrato atual começou a valer há um ano, tem duração até meados de 2024 e possui uma cláusula que prevê a renovação por mais uma temporada - desde que fosse interesse das duas partes, o que não é o caso.
PSG decide vender Mbappé
Surpreendida com a decisão, a cúpula do clube decidiu que era melhor então negociar Mbappé ainda nesta janela para não perdê-lo de graça. Isso porque, a partir do momento em que faltam seis meses para o término de um vínculo, a Fifa permite aos jogadores assinarem pré-contrato com outra agremiação sem a necessidade de pagamento pela transferência.
No entanto, o atacante tratou de frustrar os planos da diretoria. Quando o jornal francês Le Parisien publicou que ele iria para o Real Madrid, o astro deixou claro seu plano de seguir no PSG até junho de 2024.
"Mentiras! Ao mesmo tempo, quanto maior, mais passa. Já disse que continuarei na próxima temporada no PSG onde estou muito feliz", postou o jogador, que voltaria a reafirmar esta posição durante entrevista coletiva quando estava a serviço da seleção francesa.
PSG pressiona Mbappé e lhe dá ultimato
O PSG, obviamente, não aceitou as declarações públicas de Mbappé. O clube enviou ao estafe do jogador uma carta assinada pelo presidente Nasser Al-Khelaifi dando um ultimato. O atacante teria que escolher uma das duas opções: renovar ou aceitar uma transferência nesta janela. O conteúdo do documento só veio a público neste fim de semana.
"É urgente nos reunirmos para definir em conjunto a melhor solução para ambas as partes. Uma renovação para a temporada 24/25 ou uma transferência a partir desta janela de transferência são as únicas opções", escreveu o dirigente, pontuando inclusive que o desfecho rápido é necessário para evitar uma "suspensão duradoura"provocada pelas "atitudes recentes" do jogador. "O diretor adjunto de futebol profissional entrará em contato com você para acordar rapidamente esta reunião. Esperamos que estes anos de comprometimento, boa vontade e investimento sem precedentes em você te levem a pensar no futuro e nos torcedores do grande clube que te apoiou durante todo este tempo", conclui o forte comunicado adereçado ao craque francês.
Mbappé ignora PSG e se reapresenta
Mbappé não respondeu à carta e se apresentou normalmente ao clube junto aos demais atletas na última segunda-feira. Nesta sexta, inclusive, ele marcou um dos gols do PSG na vitória por 2 a 0 em amistoso contra o Le Havre.
PSG corta Mbappé de viagem ao Japão
A postura do atacante irritou fortemente a cúpula do PSG, que se sente traída. O clube está convicto de que Mbappé chegou a acordo para assinar pelo Real Madrid a custo zero em junho de 2024 e que, por chegar de graça, levaria ainda um bônus. Com isso, vetou sua presença da pré-temporada no Japão.
Além e retaliação, a decisão também funciona como ameaça. A ideia é ver como Mbappé reage à ideia de passar uma temporada inteira sem jogar. A ver os próximos capítulos.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região