Esportes
Estados Unidos confirmam favoritismo e vencem Vietnã com marca expressiva de Sophia Smith
Marcello Neves
A busca dos Estados Unidos pelo pentacampeonato da Copa do Mundo Feminina começou com o pé direito. Atuais campeãs, a seleção de Sophia Smith — autora de dois gols e uma assistência — e companhia confirmou o favoritismo para vencer o Vietnã por 3 a 0, nesta sexta-feira, no Eden Park, e largar bem no torneio disputado na Austrália e na Nova Zelândia.
A grande destaque da partida foi Sophia Smith, autora de dois gols no confronto. Além disso, com 22 anos e 346 dias de idade, ela se tornou a segunda jogadora mais jovem da história da seleção dos Estados Unidos a marcar mais de um gol em uma partida de Copa do Mundo. Também é a mais jovem a entrar em campo desde Cat Whitehill em 2003.
O domínio foi total dos Estados Unidos durante os 90 minutos — enquanto as norte-americanas chutaram 26 vezes no gol, as vietnamitas não finalizaram nenhuma vez. O placar foi aberto logos aos 13 minutos, após grande jogada de Morgan — ela achou um passe de letra belíssimo para deixar Sophia Smith de cara para o gol e marcar o seu primeiro em Mundiais.
A avalanche norte-americana continuou e o placar só não foi ampliado mais cedo porque Alex Morgan desperdiçou um pênalti. Rodman foi derrubada na grande área e o VAR confirmou a bola na marca da cal, mas a camisa 13 parou na grande defesa da goleira Kim Thanh, que foi o grande destaque do Vietnã na partida.
Morgan aumentou uma estatística curiosa sobre pênaltis nesta Copa do Mundo: até aqui foram seis cobranças realizadas, sendo três defendidos pelas goleiras e um na trave. Apenas duas oportunidades viraram gols. A astro dos Estados Unidos, porém, pode comemorar ter chegado a 50 assistências com a seleção.
Apesar da defesa no pênalti, Kim Thanh nada pode fazer quando Smith aproveitou uma sobra na área e marcou o segundo dela na partida antes mesmo do intervalo. Na segunda etapa, Megan Rapinoe entrou e foi ovacionada pelo público presente no Eden Park. Ela quase marcou um golaço enquanto esteve em campo.
Próximo do fim da partida, Sophia Smith voltaria a aparecer ao achar uma linda assistência para Lindsay Horan em ótima condição para anotar o 3 a 0 dos Estados Unidos e determinar a vitória na estreia.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado