Esportes
Conheça o futebol australiano, modalidade popular no país-sede da Copa do Mundo
Depois do rúgbi, o esporte mais popular na Austrália é o futebol...australiano. A modalidade, que existe desde o século XIX no país, atrai públicos de mais de 100 mil pessoas nos jogos mais importantes da temporada e se assemelha ao futebol americano, mas algumas regras diferenciam as modalidades, com o "aussie footy", como é conhecido no país, tendo competições apenas na Austrália.
A primeira diferença fundamental é o formato do campo: o gramado é oval e tem dimensões entre 135 e 185 metros de comprimento, e 110 a 155 metros de largura. Geralmente, os campos são adaptado de um campo de críquete, e os esportes dividem estádios em todo o país. Os times tem 18 jogadores e o objetivo é marcar gols, fazendo a bola passar entre dois dos quatro postes do campo. Se ela passar entre os dois centrais, o time marca seis pontos. Se passar entre um central e um lateral, o gol vale apenas um ponto.
O jogo é disputado em quatro tempos de 20 minutos, com o cronômetro pausando toda vez que a bola sai da disputa, tanto quando sai dos limites do campo, tanto em faltas ou depois de gols. Na modalidade masculina, são 18 jogadores de cada lado, e na feminina, 16, com quatro reservas que podem entrar a qualquer momento da partida. Geralmente, os times contam com seis defensores, seis atacantes, dois alas, um atleta central e outros três "followers", que funcionam como armadores das jogadas.
A saída de bola é do meio do campo, quando uma sirene é acionada e o árbitro — chamado de "umpire — quica a bola no ponto central e dois "followers" disputam a primeira posse. A bola pode ser passada para os companheiros de time através de chutes, tapas e socos, mas não é permitido arremessar com as mãos — se alguém cometer a infração, o outro time tem direito a um tiro livre. A bola do jogo tem o mesmo formato do rúgbi, mas com uma circunferência menor.
Assim como no rúgbi e no futebol americano, o contato entre os jogadores é permitido. Para recuperar a posse, é possível dar um "encontrão" no corpo do aversário ou derrubá-lo, desde que o contato seja no tronco e não nos membros inferiores ou superiores. Os atletas podem avançar com a bola nas mãos por até 15 metros, quando devem ou quicar ou passar para um dos companheiros de equipe.
O país conta com duas ligas principais: A AFL, no masculino, e a AFLW, para as jogadoras. A AFL conta com 18 times e tem como atual campeão o Geelong Cats, que chegou ao 10º título nacional em 2022. Já a AFLW, inaugurada em 2017, também chegou a marca de 18 equipes competidoras no ano passado, em torneio que foi vencido pelo Melbourne Demons.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado