Esportes

Austrália bate recorde e tem mais de 4,8 milhões de espectadores na estreia do país na Copa

Laís Malek

Agência O Globo - EXTRA 21/07/2023
Austrália bate recorde e tem mais de 4,8 milhões de espectadores na estreia do país na Copa
Copa feminina - Foto: Reprodução/Fifa

Além dos recordes de público estabelecidos na estreia da Austrália e da Nova Zelândia na Copa do Mundo feminina, outras marcas vêm sendo quebradas nos países-sede do Mundial. O canal de TV australiano Seven, que transmite o torneio do país, registrou uma audiência combinada de 4.88 milhões de telespectadores durante a vitória por 1 a 0 sobre a Irlanda.

A média de espectadores ao longo da partida foi de 1.93 milhão, e o pico de audiência, quando mais pessoas assistiram simultaneamente o duelo, foi de 2.28 milhões. O número médio foi maior do que o recorde anterior para uma partida de futebol feminino: em 2021, na semifinal em Tóquio, uma média de 1.87 milhão de pessoas assistiram a derrota para a Suécia.

Da média de 1.93 milhão, a grande maioria acompanhou o duelo pela televisão: foram 1.74 milhão, cerca de 90%. A fatia restante assistiu a partida pela transmissão via streaming do mesmo canal. Para comparar, o número foi 5,45 vezes maior do que a audiência máxima do amistoso realizado na semana passada contra a França, quando um público de 299 mil pessoas assistiu a vitória por 1 a 0.

O número deste Mundial também superou, proporcionalmente, a audiência na França no jogo de estreia da edição de 2019. Na época, a audiência total foi de 10.65 milhões de espectadores, o que representa uma fatia de 15,7% da população. Em relação à população da Austrália, o número corresponde a cerca de 19% do total de pessoas.