Esportes
Antônia fala sobre seleção unida e projeta duelo contra a França: 'Meu DNA é garra'
Laís Malek
Aos 29 anos, a zagueira Antônia se prepara para estrear em uma Copa do Mundo de futebol feminino. A defensora do Levante ganhou espaço e oportunidades desde que a treinadora sueca Pia Sundhage estreou no comando da seleção, há quatro anos, e hoje é uma das peças-chave do elenco. Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (na Austrália, manhã da quinta para o Brasil), ela falou sobre a expectativa para a estreia, na segunda-feira contra o Panamá, a união do grupo, o corte de Nycole por lesão e suas principais características como jogadora. Veja alguns destaques:
Estreia contra o Panamá
"O que a gente tem focado bastante é saber que não existe nenhum jogo fácil na Copa do Mundo. É a estreia, e a gente sabe da dificuldade até tirar essa ansiedade da primeira Copa de muita gente. Estamos focadas em fazer os princípios que a Pia vem passando pra gente, impor nosso estilo de jogo contra o Panamá. E saber também que elas podem nos oferecer perigo, principalmente em contra-ataque."
Disputa da titularidade
"Um ponto importante do nosso grupo é que é bem competitivo. A gente sabe que não tem cadeira cativa, não tem time titular. Está todo mundo junto, e essa competitividade entre a gente é muito bom, porque nos fortalece é faz com que a gente busque o nosso melhor dentro do treinamento. Cada uma sabe da sua função ,da sua importância, e isso também vem muito da Pia, que nos deixa muito à vontade. Fico muito à vontade para liderar é para ser quem eu sou, e essa confiança faz com que eu consiga fazer meu trabalho muito bem, muito tranquila. E o grupo também me dá total confiança."
Ponto facultativo nos jogos da seleção
"É um passo importante para o futebol feminino, e a gente tem que valorizar isso. Espero que as pessoas realmente acompanhem e não usem só para faltar o trabalho. É muito importante, espero que continue evoluindo e que as pessoas realmente 'Acordar para elas' pra elas e possam acompanhar o futebol feminino daqui pra frente."
Importância de Marta*
"Ela já está voltando aos poucos e é muito importante para a gente ter a Marta dentro de campo e poder contar com a experiência dela. Sem dúvida alguma, vai ser um gás a mais para a gente poder trazer essa estrela para que ela possa terminar seu ciclo da melhor forma possível. A gente não deve se preocupar com nada, eles estão tomando conta de tudo e o mais importante é ter ela perto da gente da melhor forma possível."
*Atualmente, a camisa 10 alterna entre atividades com o grupo e trabalhos separados trabalhando na recuperação física.
União do grupo
"O nosso grupo está muito bem, focado. A gente vem com o ambiente muito bom e sabemos da nossa capacidade, que podemos fazer um grande Mundial. O nosso sentimento é o melhor possível sabendo que a gente fez um bom trabalho, conseguiu evoluir bastante, de um trabalho bem feito. É um grupo unido, que quer fazer história, então a gente está com um sentimento bem bom, de muita confiança de que está todo mundo na mesma página em busca do obejtivo. A gente só pensa positivo, que nada pode dar errado, que tudo pode dar certo e que a gente vai buscar essa estrela."
Características dentro de campo
"Realmente, quando eu entro em campo, a 'chavinha' muda eu viro outra Antônia. Porque é a minha vida, é meu DNA colocar essa garra, esse sangue, a minha história ali dentro de campo. Isso contribui muito para o time. Sem dúvida, o jogo contra a França é o que a gente mais está esperando. Temos um tabu a ser batido, porque nunca ganhamos delas, e vai vir uma 'Tonha' muito louca, com muita garra e que vai se entregar 100%. Na hora do jogo, é aquela zagueira raiz, que não sorri para foto, mas depois vai voltar o sorriso da 'Tonha'".
Lesão de Nycole
"Foi um momento muito difícil para a gente, porque é um companheira e a gente se coloca no lugar. A gente sente muito, principalmente porque o atleta que estava ali conosco, sabemos do sonho de cada uma e do quanto é difícil estar aqui. É realmente um baque, mas o grupo está muito fechado. A Nycole nos desejou boa sorte, falando que está com a gente, e sem dúvida alguma é um gás a mais. A gente vai jogar por ela, vamos poder trazer essa estrela por ela e eu acredito que o diferencial é isso. Todo mundo junto está na mesma página, e a gente sabe que as coisas têm que continuar, né? Vamos continuar com essa força a mais aí pela Nycole e tenho certeza que vai dar tudo certo e vamos sorrir no final."
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado