Esportes

Encerrada primeira semana da CONMEBOL Libertadores 2023 com fortes emoções!

11/02/2023
Encerrada primeira semana da CONMEBOL Libertadores 2023 com fortes emoções!

  • Sport Huancayo, El Nacional e Boston River venceram seus primeiros jogos da Fase 1 da CONMEBOL Libertadores 2023.
  • As partidas de volta serão disputadas na próxima semana, a partir de 14 de fevereiro.

As emoções começaram no torneio que todos os clubes sul-americanos querem vencer. A histórica CONMEBOL Libertadores começou esta semana, em sua 64ª edição, com três jogos que prenunciam a essência da competição.

Sport Huancayo do Peru; El Nacional do Equador e o Boston River do Uruguai comemoraram nos jogos de ida da Primeira Fase.

– Sport Huancayo (PER) 2 – 1 Nacional (PAR) –

Sport Huancayo venceu, nesta terça-feira, o Nacional do Paraguai por 2-1, com gol de Ronal Huaccha, aos 96′, quando já parecia que as equipes estavam conformadas com o empate. Sendo assim, Sport conquistou uma vitória no jogo de ida da Primeira Fase do campeonato.

O gol de Carlos Escobar aos 52′ abriu o placar para o time peruano e aos 69′, Feliciano Brizuela empatou para os paraguaios com uma bomba de pé direito.

A partida de volta será disputada no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai, nesta terça-feira, 14 de fevereiro.

– Números do Jogo –

  • Primeira vitória do Sport Huancayo na história da CONMEBOL Libertadores. Os peruanos participam pela segunda vez do torneio e tiveram um empate e uma derrota. Além disso, o time marcou mais gols hoje (2) do que nos dois jogos anteriores (1).
  • Com a vitória, o Sport Huancayo encerrou uma série de cinco vitórias consecutivas de times paraguaios contra representantes do Peru nas competições da CONMEBOL.
  • Ronal Huaccha, do Sport Huancayo, marcou o gol da vitória nos acréscimos. Apesar de ter entrado em campo aos 70 minutos, o atacante foi o jogador da partida que mais rematou (4) e quem mais tocou na bola na área adversária (5).
  • Feliciano Brizuela, do Nacional, marcou seu segundo gol em competições da CONMEBOL. O gol anterior havia sido feito na CONMEBOL Sudamericana 2022 jogando pelo Guaireña.
  • O gol de Feliciano Brizuela pôs fim à seqüência de sete jogos sem marcar do Nacional nas competições da CONMEBOL (3E e 4D).

– Nacional Potosí (BOL) 1 – 6 El Nacional (EQU) –

El Nacional equatoriano goleou o Nacional Potosí boliviano por 6 a 1 no estádio Hernando Siles, em La Paz.

Liderado pelo histórico técnico Ever Hugo Almeida, El Nacional marcou gols graças a Jorge Ordoñez aos 5′ e 38′, Challá aos 13’¸, Ronnie Carrillo aos 16′, Solís aos 49′ e Asprilla aos 89′. Martín Prost converteu aos 46′ para o Nacional Potosí.

El Nacional joga a partida de volta em casa na próxima quarta-feira, 15 de fevereiro, no Estádio Olímpico Atahualpa, Equador.

– Números do Jogo –

  • A equipe do El Nacional voltou a vencer um jogo da CONMEBOL Libertadores como visitante, após 17 partidas sem vitórias (4E e 13D). Até hoje, sua última vitória fora de casa na competição havia sido em março de 2002, contra o Real Potosí (4 a 2).
  • El Nacional está invicto há dois jogos consecutivos como visitante na CONMEBOL Libertadores (1V e 1E) pela primeira vez, desde os três jogos sem perder fora de casa na competição, entre julho e agosto de 1985 (2V e 1E).
  • Foi a primeira vez em 15 partidas disputadas em competições da CONMEBOL, que o Nacional Potosí sofreu cinco ou mais gols na mesma partida (5V e 10D).
  • O equatoriano El Nacional não marcava cinco ou mais gols na mesma partida da competição da CONMEBOL desde a CONMEBOL Libertadores em 1993. Na ocasião, triunfaram em casa por 5 a 0 sobre o Bella Vista, do Uruguai.
  • Em seu sétimo jogo nas competições da CONMEBOL, Jorge Ordóñez, do El Nacional, marcou sua primeira dupla de gols em partidas continentais. Sua última partida em competição da CONMEBOL foi em março de 2021, na CONMEBOL Sudamericana, jogando pelo Guayaquil City contra Aucas.

– Boston River (URU) 3 – 1 Zamora (VEN) –

O uruguaio Boston River derrotou o venezuelano Zamora por 3 a 1 nesta quinta-feira e assumiu a liderança da série em que ambos lutam na Primeira Fase da CONMEBOL Libertadores.

No Estádio Centenário de Montevidéu, o zagueiro central da seleção uruguaia, Leonard Costa, fez o primeiro gol da partida de cabeça, aos 23′. Mathías Acuña aos 55′ e Emiliano Gómez aos 64′ praticamente selaram a partida a favor do Boston River. O placar mudou com o gol de desconto de César Magallán, aos 75′, mas não adiantou muito o Zamora.

O segundo jogo será disputado na Venezuela, na quinta-feira, 16 de fevereiro.

– Números do Jogo –

  • Boston River conquistou a terceira vitória consecutiva em casa em competições da CONMEBOL pela primeira vez, após vencer Jaguares de Córdoba (3 a 0) e Banfield (1 a 0) em casa, na CONMEBOL Sudamericana 2018.
  • Zamora quebrou uma seqüência de três jogos sem conseguir marcar gols visitando o Uruguai em competições da CONMEBOL (3D). Até hoje, os últimos gols marcados em competições continentais, que conquistou em território Charrúa, havia sido na CONMEBOL Libertadores 2015 contra o Montevideo Wanderers (1D, 2-3).
  • Com a vitória em sua estreia na CONMEBOL Libertadores, Boston River equilibrou seus resultados históricos em competições da CONMEBOL. O time uruguaio já soma quatro vitórias, um empate e quatro derrotas entre as duas participações na CONMEBOL Sudamericana (2017, 2018) e a partida de hoje.
  • Depois de 16 jogos disputados em competições da CONMEBOL desde 2013, Jonathan Urretaviscaya, do Boston River, concedeu sua primeira e segunda assistências em jogos continentais.
  • César Magallán, do Zamora, marcou seu segundo gol em competições da CONMEBOL, somente em sua terceira partida continental. Isso depois de ter participado da CONMEBOL Sudamericana 2022 jogando com Hermanos Colmenárez.

A Primeira Fase da CONMEBOL Libertadores terminará na próxima semana e a Fase 2 começará no dia 21 de fevereiro, com 8 confrontamentos e 16 times que buscarão avançar para a próxima instância na briga por uma vaga na Fase de Grupos.