Esportes
Veja jogadoras convocadas para a Copa América feminina de futebol
Treinadora Pia Sundhage definiu as atletas para dois amistosos na Europa ainda em junho, contra Dinamarca e Suécia, e para o torneio continental, que acontece em julho, na Colômbia. Campeã conseguirá vaga direta para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira dia 6, a treinadora da seleção brasileira feminina, Pia Sundhage, definiu as jogadoras convocadas para a Copa América em julho, na Colômbia. Antes disso, o grupo tem dois importantes amistosos na Europa. O primeiro deles é contra a Dinamarca, em Copenhague, no dia 24 de junho. No dia 28, em Estocolmo, partida diante da Suécia, segunda colocada no ranking da FIFA (Federação Internacional de Futebol).
Depois da digressão europeia, a seleção volta para o país para alguns dias de descanso. No dia 5 de julho, a delegação embarca para a cidade de Armênia, na Colômbia, para a disputa do torneio continental, que acontece de 8 a 30 do próximo mês. O primeiro compromisso da equipe no torneio será dia 9, contra a Argentina. De oito edições da Copa América, o Brasil venceu sete.
“O desenvolvimento do jogo das mulheres tem sido muito rápido na América do Sul. Temos sido vitoriosas por aqui, é verdade…é preciso termos orgulho disso, mas o importante é o aqui e agora, temos que nos preparar para vencer”, disse Pia Sundhage na coletiva de imprensa sobre a evolução do futebol na região. “Há muitas jogadoras que atuam pelo mundo e isso é muito bom”, completou.
Referências na modalidade, as partidas contra os países nórdicos serão grandes testes para a seleção brasileira antes da Copa América. As dinamarquesas atualmente ocupam atualmente a 15ª colocação no ranking da FIFA, enquanto que a Suécia são as vice-líderes, tendo sido medalhistas de prata em duas edições de Jogos (Rio 2016 e Tóquio 2020).
“São batalhas históricas…ir para Copenhague e Estocolmo é muito importante para nós”, comentou a treinadora na entrevista. A auxiliar técnica, Lilie Persson, acrescentou: “Acho que vai ser muito bom. Quando o Brasil vai para os países nórdicos jogar futebol, é uma relação quase de amor, que começou há muito tempo, há quase 100 anos.”
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)
As jogadoras convocadas
Goleiras
- Letícia Izidoro – Corinthians
- Lorena – Grêmio FBPA
- Luciana – Ferroviária
Zagueiras
- Rafaelle – Arsenal FC (ING)
- Tamires – Corinthians
- Tainara – Bayern de Munique (ALE)
- Fê Palermo – São Paulo FC
- Antônia
- Letícia Santos – Eintracht Frankfurt (ALE)
- Kathellen – Inter de Milão (ITA)
Meias
- Kerolin – North Carolina Courage (EUA)
- Angelina – OL Reign (EUA)
- Duda Santos – SE Palmeiras
- Duda – CR Flamengo
- Adriana – Corinthians
- Gabi Portilho – Corinthians
- Luana – Paris SG (FRA)
- Duda Sampaio – SC Internacional
- Ary – SE Palmeiras
Atacantes
- Gio – Levante (ESP)
- Debinha – North Carolina Courage (EUA)
- Gabi Nunes – Madrid CFF (ESP)
- Geyse – Madrid CFF (ESP)
- Bia Zaneratto – SE Palmeiras
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)
Sem Marta, Cristiane e Formiga, é uma seleção bastante renovada para essas as partidas na Europa, mais a Copa América. Ao todo foram 24 atletas convocadas, sendo que Duda Sampaio está sendo levada como reserva. Além disso, a comissão técnica optou por levar sete zagueiras apenas para dar lugar a mais uma atacante.
“Muitas jogadoras foram chave para o sucesso do Brasil nos últimos anos. Agora é preciso renovar, temos que ousar e dar tempo às novas jogadores. Temos que ser pacientes e dar tempo a elas, simplesmente”, disse Lilie Persson, auxiliar técnica da seleção, durante a coletiva.
“Se quisermos fazer algo na seleção adulta, temos que começar na base”, completou Pia Sundhage.
Copa América Colômbia 2022
A seleção brasileira está no grupo B da Copa América, junto com a Argentina, Peru, Uruguai e Venezuela. No grupo A estão as anfitriãs colombianas, mais Bolívia, Chile, Equador e Paraguai.
As três melhores equipes do torneio garantem um lugar na Copa do Mundo FIFA 2023, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia, em conjunto. A campeã da Copa América garante vaga direta nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento