Economia

Governo de Alagoas inicia pagamento da 2ª parcela dos precatórios do Fundef nesta quarta-feira

Mais de 23 mil professores serão contemplados; repasse ultrapassa R$ 263 milhões e inclui também aposentados, exonerados e herdeiros

Redação 01/10/2025
Governo de Alagoas inicia pagamento da 2ª parcela dos precatórios do Fundef nesta quarta-feira
- Foto: Arquivo

O Governo de Alagoas começa, nesta quarta-feira (1º), a liberar a segunda parcela dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Mais de 23 mil professores da rede estadual estão entre os beneficiários, em um repasse que ultrapassa R$ 263 milhões.

De acordo com o governador Paulo Dantas, os depósitos serão realizados entre os dias 1º e 2 de outubro, diretamente nas contas informadas no sistema oficial. Os cálculos individuais, valores e dados bancários podem ser consultados no portal www.fundef.educacao.al.gov.br<...

.

O chefe do Executivo destacou que, caso haja sobra de recursos após os pagamentos, o valor será novamente dividido entre os contemplados — medida semelhante à adotada em julho, quando o abono de 2024 foi pago com os excedentes da primeira parcela.

Quem tem direito

Segundo a Lei nº 9.362/2024, os beneficiários da segunda parcela são:

Professores da educação básica que atuaram na rede estadual entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2006, com vínculo estatutário, celetista ou temporário.

Aposentados que comprovem exercício no período citado, ainda que não possuam vínculo atual.

Herdeiros e pensionistas de professores falecidos, desde que legalmente reconhecidos.

Exonerados que comprovem efetivo exercício na rede estadual durante a vigência do Fundef.

No caso dos herdeiros, é necessário solicitar nova Certidão de Valores pelo e-mail [email protected]

e apresentar alvará judicial junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os formulários estão disponíveis no site oficial, na aba “documentos de apoio”.

Os servidores administrativos da educação estadual, por sua vez, já receberam em 2024 a sua parte em parcela única, paga a partir dos juros dos precatórios. Para os professores, o recurso é dividido em etapas, como ocorre agora.