Economia
Tem sido consenso entre BCs que este não é bom momento para apresentar cenários, diz Galípolo
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira, 26, que tem sido consenso entre os bancos centrais no mundo que o momento atual não é bom para apresentar cenários.
Segundo Galípolo, em quadros de bastante incerteza, quando são apresentados diferentes cenários, é bastante comum que se pegue um deles - talvez o pior -, aumentar a divulgação e acabar gerando ruído na comunicação da política monetária.
Neste sentido, o Copom agora, conforme mencionado na comunicação oficial, está em um ponto de pausa para analisar o cenário, em função da incerteza e da intensidade e velocidade do ajuste feito, acrescenta o presidente do BC.
Já o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, enfatizou que em cenários de incerteza. "Quando se apresenta vários cenários, o mercado se prendeu no pior, e aí se perde na comunicação", acrescenta.
Segundo Guillen, como o último movimento do Copom foi de elevar a Selic, "não faz sentido dizer cenário em juro estável, quando houve alta na última reunião". Contudo, "no momento que fizer sentido, podemos usar".
Os comentários foram feitos durante entrevista coletiva para comentar o Relatório de Política Monetária (RPM) do segundo trimestre.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira