Economia
Colômbia celebra aceitação em banco de desenvolvimento do Brics

O governo colombiano comemorou sua aceitação como membro do Novo Banco de Desenvolvimento criado pelo bloco dos Brics, ao qual se candidatou em maio em busca de empréstimos para projetos ambiciosos de infraestrutura e para diversificar suas fontes de financiamento internacional.
"Comemoro esta notícia, que transcende as questões financeiras e amplia nossos horizontes. A Colômbia se junta oficialmente ao banco dos BRICS", anunciou a ministra das Relações Exteriores colombiana, Laura Sarabia, no X, na quinta-feira, 19. "Continuamos abrindo caminho para novas oportunidades para o país", acrescentou.
O Brics foi formado por Brasil, Rússia, Índia e China em 2009, e a África do Sul aderiu em 2010. O banco do bloco é atualmente liderado pela ex-presidente brasileira Dilma Rousseff.
A nova fonte de financiamento chega à Colômbia após os Estados Unidos anunciarem que se oporão a futuros desembolsos de instituições financeiras como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para empresas controladas pelo governo chinês na Colômbia. O país sul-americano aderiu à Iniciativa Cinturão e Rota, por meio da qual o gigante asiático faz incursões econômicas e promove projetos de infraestrutura em países em desenvolvimento.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira