Economia
Gripe aviária: Goiás confirma primeiro caso em aves de subsistência
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no Estado de Goiás. O foco foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em aves de subsistência no município de Santo Antônio da Barra.
Conforme nota da Agrodefesa, o laudo técnico seguiu-se após a notificação de morte de cerca de cem galinhas que haviam apresentado sintomas como apatia e dificuldade respiratória. Embora o episódio não comprometa o status sanitário do Brasil, pois não envolve aves comerciais, a Agrodefesa reforçou as medidas de contenção e vigilância para evitar a propagação do vírus.
Assim, desde a confirmação da suspeita, no dia 9 de junho, ações intensivas foram iniciadas, incluindo a interdição das propriedades afetadas e a implementação de um plano de contingência estadual. Esse plano inclui vigilância em um raio de 10 quilômetros ao redor do foco, restrições ao trânsito de aves e avícolas, e a suspensão de feiras e exposições nas regiões afetadas.
Embora o caso tenha sido confirmado como sendo de gripe aviária, ele ainda não aparece na Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura, que será atualizada às 19h.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia