Economia
BCE dispõe de pouco espaço para mais cortes de juros, mas precisa ser flexível, diz dirigente
Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta disse que a instituição tem espaço limitado para implementar novos cortes de juros, mas manterá uma postura flexível e pragmática em relação a futuras decisões, que serão tomadas caso a caso.
É amplamente esperado que o BCE volte a cortar seus juros básicos na reunião de política monetária da próxima semana, no dia 5, marcando a oitava redução dos custos de empréstimos em um ciclo de relaxamento que teve início em junho do ano passado.
"O espaço para novos cortes nas taxas naturalmente diminuiu", disse Panetta, que também é presidente do BC da Itália, em discurso nesta sexta-feira. "No entanto, a perspectiva econômica continua fraca, e as tensões comerciais podem levar a uma deterioração", acrescentou.
Panetta, que falou durante apresentação do relatório anual do BC italiano, disse também que será crucial o BCE manter uma postura flexível e pragmática, "monitorando as condições de liquidez e os sinais vindos dos mercados financeiros e de crédito".
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela