Economia
Sentimento do consumidor dos EUA se mantém a 52,2 em maio, revela pesquisa final
O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, se manteve em 52,2 em maio ante abril, segundo levantamento final divulgado pela instituição nesta sexta-feira, 30. O resultado veio acima do esperado por analistas consultados pela FactSet, de 51,8, e pela leitura preliminar, de 50,8.
A pesquisa mostrou ainda que as expectativas de inflação em 12 meses subiram ligeiramente, de 6,5% em abril para 6,6% em maio, abaixo dos 7,3% indicados pela leitura preliminar. Já para o horizonte de cinco anos, a expectativa de inflação recuou entre um mês e outro, de 4,4% para 4,2%, abaixo da leitura anterior, de 4,6%.
No documento, a Universidade de Michigan destaca que houve uma melhora na leitura final ante a preliminar por conta da suspensão temporária de algumas tarifas sobre produtos chineses e que as condições comerciais melhoraram após a metade do mês de maio.
A pesquisa menciona, no entanto, que as mudanças positivas foram compensadas por quedas nas finanças pessoais atuais, decorrentes da estagnação da renda ao longo de maio. "No geral, os consumidores veem as perspectivas para a economia como não piores do que as do mês passado, mas permaneceram bastante preocupados com o futuro", cita o documento.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela