Economia
'Todo mundo ficava com medo de mexer nessa ferida', diz Haddad sobre projeto da renda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira, 29, que, "por muitos anos, todo mundo fingia que não via problema" na cobrança de Imposto de Renda sobre a população mais pobre e que "todo mundo ficava com medo de mexer nessa ferida".
"Por muitos anos, todo mundo fingia que não via problema, que o rico não paga IR e o trabalhador paga muito IR. E todo mundo ficava com medo de mexer nessa ferida. Lula mandou um projeto para o Congresso. Ontem conversei com o relator (deputado Arthur Lira)", disse, em evento em Santa Catarina ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro da Fazenda disse que "ninguém está sendo punido" pelo projeto do governo. Afirmou ser uma proposta de "justiça tributária".
"É um projeto de justiça tributária. Ninguém está sendo punido. O rico que paga 2% e ganha R$ 1 milhão vai ser chamado a contribuir com sua cota justa. Não é com penalidade. Ninguém está penalizando ninguém ou com ciúme de ninguém. A professora de escola pública paga 10% de IR. Porque a pessoa que ganha R$ 1 milhão não pode pagar 10% de IR?", questionou.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela