Economia
Ceron: Provavelmente no acumulado de 12M até maio teremos resultado primário superavitário
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta quinta-feira, 29, que provavelmente será registrado um resultado primário superavitário no acumulado de 12 meses até maio. Segundo ele, esse cenário corrobora o processo de recuperação e consolidação fiscal.
Ceron afirmou que o deslocamento de pagamento de precatórios teve um impacto importante nas despesas do ano. Segundo o RTN, as despesas avançaram 2,5% no mês passado, já descontada a inflação, em comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado destes quatro meses, a despesa total apresentou diminuição de 1,9%.
O secretário destacou ainda que as despesas com BPC e Fundeb tiveram crescimento expressivo em abril, modalidades que, segundo ele, geram pressão nos gastos contínuos. Segundo o RTN, no mês passado ante o mesmo mês de 2024, houve um aumento de R$ 963,9 milhões com BPC e de R$ 856 milhões com Fundeb (referente à complementação da União).
O secretário destacou também que a receita não administrada teve crescimento expressivo em abril, de 18,2%, reflexo de pagamentos de dividendos da Caixa.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela