Economia
Ministro da Previdência diz esperar que ressarcimentos do INSS sejam feitos bem antes de 31/12
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse esperar que o ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus pagamentos ocorra "bem antes" de 31 de dezembro, prazo dado após reunião na semana passada.
"É uma determinação de Lula de que ressarcimentos sejam feitos o mais breve possível", afirmou o ministro ao Bom Dia, Ministro, programa de entrevistas do próprio governo federal.
Wolney assumiu o cargo no início deste mês após o pedido de demissão de Carlos Lupi em razão do escândalo dos descontos revelados por investigação da Polícia Federal (PF).
Cerca de nove milhões de aposentados e pensionistas foram notificados a se manifestarem se descontos em suas folhas de pagamento foram previamente autorizados.
Por determinação da Justiça, cerca de R$ 1 bilhão foram bloqueados de associações investigadas pelas fraudes.
Segundo Wolney, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está aguardando o bloqueio de mais R$ 2,5 bilhões das associações.
"O governo está se preparando financeiramente para os ressarcimentos, sabendo que o valor é alto", disse o ministro da Previdência.
Ele prometeu ação "implacável" contra associações responsáveis por fraudes, missão que também atribuiu a orientações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela