Economia
TCU: Auditoria vai avaliar regulação e gestão dos cortes de geração renovável, o curtailment

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou neste mês uma auditoria operacional para avaliar a regulação e gestão dos cortes de geração renovável, conhecidos como "curtailment" no jargão do setor. Os técnicos da Corte de Contas querem verificar, por exemplo, aderência com a legislação vigente e as melhores práticas regulatórias.
Segundo um técnico do Tribunal, ouvido pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a fiscalização está no início, na fase de planejamento. O tema envolve diretamente o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em março, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) criou um Grupo de Trabalho (GT) para "coordenar ações, realizar diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais" para mitigar cortes de geração renovável. A demanda central dos geradores prejudicados com os cortes é garantir o ressarcimento.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+