Economia
Anfavea diz que estudo sobre dumping de carros chineses deve ser concluído nos próximos meses

A Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no País, informou nesta sexta-feira, 14, que os estudos contratados para apurar se existe concorrência desleal de carros chineses no mercado brasileiro devem ser concluídos nos próximos meses. "Estamos com estudos contratados, com especialistas que estão fazendo todas as análises. O estudo não é simples", comentou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.
A conclusão desses estudos pode dar origem a um pedido de investigação sobre prática de dumping ou subsídios dos carros chineses, que têm ganhado mercado e incomodado os fabricantes nacionais.
O presidente da Anfavea detalhou que estão sendo avaliados diversos segmentos, incluindo, além de automóveis, máquinas agrícolas. "Temos tido muita cautela de apresentar algo que seja bastante sólido, e isso é o que vai acontecer nos próximos meses."
Leite voltou a cobrar também urgência na recomposição imediata das alíquotas cheias de importação, para 35%, sobre carros híbridos e elétricos. Ele frisou que as barreiras comerciais levantas pelo mundo, em especial pelos Estados Unidos, podem levar a um desvio do comércio a mercados como o Brasil.
"Não dá para imaginar não ter essa antecipação de alíquotas já de imediato. Nossa expectativa é que ter uma resposta positiva bem rápida. O Brasil, com todo o investimento que está sendo feito, não pode conviver com uma situação como essa. Isso é entregar os empregos brasileiros para fora do país. Isso é impensável, inadmissível", declarou o presidente da Anfavea.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira