Economia
Cientistas russos descobrem benefícios do ruído: pode melhorar funcionamento de sistemas complexos

Cientistas da Universidade Estatal de Saratov (SGU) descobriram que o ruído – flutuações aleatórias de sons – pode melhorar o desempenho de sistemas complexos, como os de transporte, computação ou redes neurais. Essa descoberta pode ajudar a estudar o funcionamento do cérebro e contribuir para uma inteligência artificial (IA) mais eficaz.
Tradicionalmente, o ruído é considerado uma fonte de interferência e erro, por exemplo, nas tecnologias de comunicação ou na operação de dispositivos de computação.
No entanto, um novo estudo mostra que ele pode desempenhar uma função construtiva, diz a professora de radiofísica e dinâmica não linear da SGU, Tatiana Vadivasova.
O principal objeto de pesquisa é a sincronização do ruído.
"Imagine uma cachoeira barulhenta e uma orquestra sentada lado a lado, mas com cada músico tocando sua parte sem ouvir os outros ou seguir um ritmo comum. Entretanto, como o ruído da cachoeira, embora aleatório, é mais intenso nas baixas frequências, ele pode ajudar a orquestra a captar um ritmo comum e começar a tocar em uníssono", explica a cientista.
Os físicos da SGU estudaram como as flutuações aleatórias nas conexões entre os elementos de um sistema podem causar um comportamento síncrono entre diferentes partes dele.
Foi descoberto que, ao controlar determinados parâmetros do ruído – intensidade e frequência – é possível melhorar a coerência do sistema e controlar o seu comportamento.
Os cientistas dizem que o estudo pode ajudar no desenvolvimento de redes neurais biológicas no cérebro, o que, por sua vez, contribuirá para o desenvolvimento da IA.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL