Economia
Euro digital pode fortalecer autonomia e resiliência da Europa, afirma dirigente do BCE
Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Piero Cipollone disse que o euro digital pode fortalecer a autonomia e resiliência da Europa, além de promover a competição e a inovação, em discurso preparado para a Conferência Crypto Asset Lab 2025, organizada pela Universidade de Milão-Bicocca, nesta sexta-feira.
Segundo ele, a moeda digital da zona do euro pode superar a fragmentação, ao oferecer um dinheiro que pode ser usado para quaisquer transações digitais da união monetária. "Garantir que o dinheiro do banco central acompanhe a digitalização e as novas tecnologias salvaguardaria nossa soberania monetária", afirmou na ocasião.
Cipollone defendeu que, se o euro não for trazido para o mundo digital, a competitividade, resiliência e autonomia estratégica da Europa serão prejudicadas. Para o dirigente, os pagamentos e as finanças digitais estão se desenvolvendo rapidamente, impulsionados por mudanças nos hábitos e na tecnologia, são uma oportunidade e risco para a Europa.
"É uma oportunidade de fechar a lacuna, desenvolvendo soluções europeias inovadoras e competitivas. E é um risco se não aproveitarmos a oportunidade, pois agravaríamos os riscos para nossa competitividade", disse.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores