Economia
Produção industrial acumula perda de 0,8% em 2 meses de quedas, mostra IBGE
A produção industrial brasileira encolheu 0,6% em novembro ante outubro, acumulando uma perda de 0,8% nos últimos dois meses seguidos de quedas. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"A queda de 0,6% na indústria em novembro é o pior resultado para o mês desde 2019, quando havia recuado 2,3%", apontou o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo.
Em outubro ante setembro, a produção já tinha diminuído 0,2%.
"A indústria intensifica o resultado negativo já observado no mês anterior. O que tem de diferente é o perfil disseminado de taxas negativas na margem da série", disse Macedo.
Na passagem de outubro para novembro, as quatro grandes categorias econômicas mostraram redução na produção. Houve perdas em 19 dos 25 ramos industriais pesquisados.
"Então isso dá para essa passagem de outubro para novembro de 2024 um comportamento predominantemente negativo", afirmou ele. "A própria indústria de transformação mostra uma perda mais intensa do que vinha mostrando nos meses anteriores, com a maior parte dos segmentos industriais no negativo."
A indústria de transformação registrou uma queda de 1,0% em novembro ante outubro. Já as indústrias extrativas cresceram 0,1% no período.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias