Economia
Produção de bens de capital sobe 0,5% em junho ante maio e 9% em relação a junho de 2023
A produção da indústria de bens de capital subiu 0,5% em junho ante maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com junho de 2023, o indicador avançou 9%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF). No acumulado em 12 meses, houve queda de 5,1% na produção de bens de capital.
Em relação aos bens de consumo, a produção registrou alta de 6,8% na passagem de maio para junho. Na comparação com junho de 2023, houve avanço de 6,6%. No acumulado em 12 meses, a produção de bens de consumo subiu 2,9%.
Na categoria de bens de consumo duráveis, a produção cresceu 4,4% em junho ante maio. Em relação a junho de 2023, houve alta de 12%. Em 12 meses, a produção subiu 0,7%.
Com relação aos bens de consumo semiduráveis e os não duráveis, houve alta de 4,1% na produção em junho ante maio. Na comparação com junho do ano anterior, a produção aumentou 5,8%. A taxa em 12 meses ficou positiva em 3,2%.
Para os bens intermediários, o IBGE informou que a produção subiu 2,6% em junho ante maio. Em relação a junho do ano passado, houve alta de 1,1%. No acumulado em 12 meses, os bens intermediários tiveram avanço de 1,6%.
O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou alta de 0,7% em junho.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela