Economia

Congonhas muda esquema para embarques em carros de aplicativos; veja as mudanças

Número de vagas para essa modalidade foi ampliado, com mais um setor disponível

Agência O Globo - GLOBO 01/08/2024
Congonhas muda esquema para embarques em carros de aplicativos; veja as mudanças

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, aumentou de 39 para 52 o número de vagas no piso inferior para o embarque de passageiros em carros de aplicativo. Também foi criado o setor B, apenas para essa modalidade de transporte. O objetivo é reduzir o tempo de permanência dos veículos no local e aumentar a capacidade de embarque.

Great Place to Work: melhores empresas para trabalhar no Rio são premiadas em festa

Negócios: Uber fecha acordo global com BYD para ter 100 mil veículos elétricos no aplicativo

Ao receber o pedido por alguma corrida, o app mostrará ao passageiro onde deve aguardar o motorista. Esse processo de distribuição é feito de forma automática, garantindo uniformidade entre todos os setores disponíveis.

As seções A1 a A5 estão localizadas na primeira linha do meio-fio, na área coberta. As vagas do setor B1 a B3 ficam na faixa intermediária, semi-coberta, onde antes estacionavam os ônibus. O setor C1 está na área descoberta.

No último dia 11, foi inaugurado um bolsão exclusivo para motoristas de carros de aplicativo, com 4 mil metros quadrados e capacidade para 145 veículos. Assim, os motoristas não precisam mais circular pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam uma nova corrida.

Na 99: passageiro poderá escolher se quer viajar em um carro elétrico

Nesses primeiros 20 dias, houve casos de uso indevido do local. Em conjunto com as empresas envolvidas, a Aena, operadora do terminal, estuda medidas para coibir esses abusos. Entre as possibilidades, está a cobrança de uma taxa aos motoristas que utilizarem o local por tempo excessivo.

A Aena planeja concentrar as vagas de táxi no piso superior. Das atuais oito posições para táxis do piso inferior, sete também passariam a ser dedicadas a carros de aplicativo, mantendo uma vaga para táxi acessível, adaptado para passageiros com necessidades especiais. Essa medida ainda depende de aprovação da Prefeitura de São Paulo. Caso aprovada, o total de vagas para carros de aplicativos no piso inferior subirá para 59.