Economia

Concessionárias incentivam clientes a pedirem fatura digital. Saiba como verificar se um boleto é verdadeiro

Consumidores devem ficar atentos para não serem vítimas de falsas contas digitais enviados por criminosos se passando pelas empresas

Agência O Globo - EXTRA 31/07/2024
Concessionárias incentivam clientes a pedirem fatura digital. Saiba como verificar se um boleto é verdadeiro

Com o mundo digitalizado, é cada vez maior o leque de informações que podem estar na palma da mão — ou no e-mail. Uma opção oferecida por muitas empresas, incluindo as diferentes concessionárias de água, luz e energia, aos consumidores é trocar o boleto físico pela fatura digital.

Um exemplo é a distribuidora de gás Naturgy que já conta com 67% dos clientes recebendo a fatura via e-mail. Para o fim deste ano a meta da empresa é aumentar esse percentual e alcançar a marca de 75% dos consumidores recebendo a conta digital. A alternativa para os clientes é uma das ações da companhia voltadas para preservação ambiental.

Os clientes da distribuidora de energia elétrica Enel também podem receber sua conta de luz por e-mail. De acordo com a companhia, o arquivo enviado ao cliente por e-mail possui as mesmas informações da conta impressa. Para começar a receber a fatura digital, basta fazer o cadastro no site da Enel, dentro da área do cliente, ou solicitar em uma loja da empresa. Da mesma forma, a Light disponibiliza os canais de atendimento para solicitação da fatura digital.

A Águas do Rio também possui a opção de fatura digital. Para solicitar a migração para esse modelo, o consumidor pode ir a uma das lojas da concessionária ou acessar os canais de atendimento – WhatsApp e SAC gratuito pelo número 0800 195 0195; agência virtual pelo www.aguasdorio.com.br; ou pelo aplicativo Águas App.

Mesmo com a facilidade da fatura digital é preciso que os consumidores fiquem atentos para não serem vítimas de falsos boletos digitais enviados por criminosos se passando por empresas. O cliente deve sempre verificar, antes de concluir o pagamento, qual é o nome do beneficiário do boleto. Além disso, é importante estar atento ao endereço acessado na internet.

Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina destaca a importância de entrar em contato com a empresa em caso de desconfiança.

— É importante que as pessoas saibam procurar suas contas pelo navegador, prestando atenção na URL do site para evitar esse tipo de situação, ou até entrando em contato com a própria empresa para efetuar o pagamento da fatura — diz

Dicas para não cair em golpes

Verifique cuidadosamente a URL do site da empresa de serviços públicos, garantindo que seja autêntico.

Nunca compartilhe informações pessoais ou números de conta por meio de sites não verificados ou via WhatsApp.

Contate diretamente a empresa de serviços públicos por meio dos canais oficiais de atendimento ao cliente para confirmar a autenticidade de qualquer cobrança.

Mantenha o software de segurança digital atualizado e execute verificações regulares em seu dispositivo para evitar problemas com malware.