Economia
Atividade econômica cai 1,4% em fevereiro, ante queda de 1,5% em janeiro, diz ITE-Facamp
A atividade econômica recuou 1,4% em fevereiro, na margem, após cair 1,5% em janeiro, aponta o Índice de Tendência Econômica (ITE) da Faculdade de Campinas (Facamp). Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o ITE, porém, subiu 4,8% em fevereiro, ante 2,1% em janeiro, na mesma base de comparação.
A Facamp, em nota, avalia que o desempenho negativo do indicador em fevereiro é explicado pelo resultado da indústria extrativa no mês, especialmente pela produção de farmoquímicos e produtos farmacêuticos.
A queda do volume de serviços no período, acrescenta, também foi destaque negativo, especialmente o recuo da atividade de transporte em um cenário de desaceleração da atividade agropecuária, emenda. "Os sinais contraditórios da atividade econômica são reflexos do rearranjo setorial e da demanda agregada em 2024", afirma. "Pelo lado da oferta, a indústria ainda encontra dificuldades para se recuperar e reforçar a trajetória positiva do varejo, num contexto de mercado de trabalho aquecido. Já no campo da demanda, o investimento ainda patina diante de um cenário de crescimento do consumo das famílias, puxado pelo crescimento do rendimento do trabalho."
A previsão, pondera, é de crescimento para a atividade no primeiro trimestre do ano, pelo mercado de trabalho aquecido e os efeitos positivos defasados da política fiscal expansionista em 2023.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela