Economia

Departamento de Justiça dos EUA pode forçar venda da Ticketmaster pela Live Nation por monopólio em eventos

Órgão americano planeja apresentar queixa antitruste contra a gigante do entretenimento

Agência O Globo - GLOBO 16/04/2024
Departamento de Justiça dos EUA pode forçar venda da Ticketmaster pela Live Nation por monopólio em eventos
Departamento de Justiça dos EUA pode forçar venda da Ticketmaster pela Live Nation por monopólio em eventos - Foto: Reprodução / internet

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pode apresentar uma queixa antitruste já no próximo mês com o objetivo de forçar a Live Nation Entertainment a separar seu negócio de venda de ingressos, o Ticketmaster, de acordo com três pessoas familiarizadas com o assunto.

A agência vem investigando a gigante do setor de entretenimento há anos, diante da preocupação de que a Live Nation tenha condicionado ilegalmente seus serviços de promoção de concertos ao uso do Ticketmaster, em violação aos termos do acordo de 2010 que permitiu a aquisição da empresa de venda de ingressos.

Dois dos indivíduos ouvidos pela Bloomberg, que pediram para não serem identificados ao discutir a investigação confidencial, disseram que o cronograma para a apresentação da queixa ainda pode sofrer alterações.

Vários procuradores-gerais de estados americanos participaram das investigação e poderiam se juntar ao Departamento de Justiça numa eventual ação judicial contra a Live Nation, afirmaram essas fontes.

Um porta-voz do órgão do governo se recusou a comentar. Enquanto a Live Nation não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O Ticketmaster, a maior empresa de venda de ingressos dos EUA, fundiu-se com a Live Nation, o maior promotor de shows, há 14 anos, após uma longa investigação antitruste.

O Departamento de Justiça exigiu que a nova empresa, combinando os dois negócios, se comprometesse a não combinarem seus serviços ou a retaliar espaços para eventos que trocassem o promotor ou o serviço de venda de ingressos.

Em 2019, a autarquia argumentou que a companhia havia violado repetidamente esse compromisso, e exigiu que a Live Nation fechasse um novo acordo, impondo uma fiscalização externa para garantir conformidade e investigar quaisquer disputas adicionais.

O The Wall Street Journal já noticiou uma provável açãoc ontra a Ticketmaster.