Economia
Veja dicas de economia e segurança ao usar luzes de Natal
Uso de equipamentos com tecnologia LED pode reduzir em até 80% o consumo de energia da decoração
As luzes coloridas de Natal já estão enfeitando casas, prédios, praças e comércios das cidades. Apesar da beleza da decoração, ela também pode oferecer riscos e aumentar o valor da conta de luz.
Reforma Tributária pode elevar conta de luz para famílias de baixa renda. Entenda
Veja também: Penduricalhos na conta de luz aumentam e consumidores poderão pagar R$ 37 bi em 2024
Grande parte dos acidentes com eletricidade acontecem por falta de informação, atenção ou pelo uso inadequado de materiais e ferramentas. O fogo pode começar por algum curto-circuito na rede elétrica ou pelo uso prolongado das luzes, que superaquecem e queimam. Além disso, é preciso ficar atento para o aumento do consumo de energia a que estão expostos.
O responsável de Saúde e Segurança da distribuidora de energia Enel Rio, Ricardo Lima, explica que é comum que os enfeites e pisca-piscas sejam aproveitados de um ano para o outro.
“A recomendação é que os clientes verifiquem as condições desses fios e se estiverem ressecados, rachados, rompidos ou se houver lâmpadas quebradas, evitem usá-los, pois um enfeite pode colocar toda a decoração em perigo”, alerta ele.
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e concursos e receba as principais notícias do dia
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos e promoções e receba as principais notícias do dia
Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia
Cuidado com instalações
Ricardo Lima também explica que o uso de ‘T’s nas instalações pode ser um risco, comum não só na época de arrumar a decoração natalina, mas que muitas pessoas estão expostas frequentemente sem sequer perceberem.
“O acessório concentra intensidade de correntes elevadas em um só ponto, que podem provocar aquecimento, derretendo o “T” e causando um princípio de incêndio. Além disso, sendo um ponto quente, ele automaticamente aumenta o consumo, já que a energia é transformada em calor sem nenhuma utilidade e é desperdiçada”, ressalta.
A distribuidora orienta que os clientes também estejam atentos à instalação de adereços luminosos na área externa da residência. Se não forem adotadas medidas preventivas, as chances de choque elétrico e curto-circuito são maiores, já que a ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água pode potencializar os efeitos da condução da corrente elétrica.
Minha Casa, Minha Vida: 17 terrenos no Rio são doados para construção de imóveis. Saiba em que bairros
Como economizar energia
Na hora de adquirir os “pisca-piscas”, é importante verificar a informação dada em watts (W), contida na embalagem, que corresponde à potência demandada por determinado produto.
Quanto maior for a potência, maior será o consumo do enfeite natalino. Vale lembrar também que deixar o pisca-pisca aceso por mais tempo vai gerar um consumo de energia.
Utilizar produtos com a tecnologia LED que, além de contribuírem para a redução de até 80% do consumo de energia, também são mais seguros.
Dicas de segurança:
Desligue o pisca-pisca da tomada de energia ao substituir lâmpadas e nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação;
Revise as instalações elétricas da residência antes de iniciar a decoração;
Na compra dos artefatos luminosos, procure os produtos homologados e com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Produtos sem a homologação podem provocar superaquecimento, curto-circuito e princípio de incêndio;
Não coloque as luzes próximas a enfeites feitos de papel ou cartolina. O ideal é não usar esse tipo de decoração na árvore se for utilizar pisca-piscas;
Estabeleça um horário definido para ligar e desligar. O ideal é das 18h à meia-noite, evitando desperdício de energia e riscos de acidentes e princípio de incêndio;
Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento e não deixe a fiação ao alcance de crianças ou pets;
Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica e pontiaguda;
Não permita que crianças manuseiem os pisca-piscas, cordões e fitas luminosas, deixando-os fora do alcance de menores ou pets;
Os fios desencapados provocam choques, curtos-circuitos e, às vezes, incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também pode causar incêndios.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores