Economia
Ações da Braskem serão excluídas do índice de sustentabilidade da B3 após desastre em Maceió
Decisão vale a partir de sexta-feira, dia 8, após afundamento de solo e risco de desabamento de mina
As ações da Braskem deixarão de integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, a partir da próxima sexta. A decisão ocorre em meio ao afundamento de solo e risco de colapso em Maceió (AL), em uma área de mina operada pela empresa. Desde o dia 30 de novembro, o solo já cedeu 1,86 m na região. Os papéis da empresa continuarão sendo negociados no pregão, mas não farão mais parte do grupo de companhias que têm "seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial".
Americanas: ações da empresa estão excluídas do Novo Mercado
Bela Megale: Braskem já se prepara para CPI e busca advogados
A B3 informou em comunicado que a participação da Braskem no ISE será redistribuída proporcionalmente às demais ações integrantes da carteira. A Bolsa iniciou no início de dezembro o chamamdo plano de resposta a eventos ESG relacionados ao índice em função da situação de emergência decretada pela prefeitura de Maceió.
A decisão de excluir a companhia do ISE considerou os quatro pilares divulgados no plano: o impacto ESG da crise, gestão da crise pela companhia, impacto de imagem da crise na companhia e resposta da companhia à crise.
"A decisão não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia, mas decorre da aplicação do disposto na metodologia do ISE B3, que estabelece a exclusão de ativos que “durante a vigência da carteira se envolvam em incidentes que as tornem incompatíveis com os objetivos do ISE B3, conforme critérios estabelecidos na política de gestão de riscos do índice”, justificou a B3 no comunicado.
Americanas fora do Novo Mercado
Em novembro passado, quase dez meses depois de a Americanas informar ao mercado um rombo contábil de mais de R$ 20 bilhões, a Bolsa de Valores São Paulo, a B3, anunciou a suspensão da companhia do Novo Mercado, segmento da Bolsa onde são negociadas as ações de empresas com alto padrão de governança corporativa, por tempo indeterminado. A Americanas já havia sido excluída, em janeiro, de 14 índices da bolsa.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias