Economia

Câmara aprova fim do ICMS para trânsito interestadual de produto da mesma empresa

Já aprovado no Senado, texto vai à sanção do presidente Lula

Agência O Globo - GLOBO 06/12/2023
Câmara aprova fim do ICMS para trânsito interestadual de produto da mesma empresa
Sessão Deliberativa do Plenário da Câmara - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara aprovou, nesta terça-feira, por 395 votos a 20, alterações na Lei Kandir que vedam a incidência do ICMS em transferências interestaduais de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo dono. Como a matéria teve origem no Senado, será enviada agora à sanção presidencial.

Acordo coletivo: Mais de 400 mil brasileiros podem reaver dinheiro dos planos Collor e Sarney em 2023. Valor pode chegar a R$ 100 mil

Índice FipeZAP: Imóvel subiu, em média, 5,14% em 1 ano. Veja os bairros que mais se valorizaram nas capitais

O texto, caso sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passa a valer a partir de 2024. O projeto vai no mesmo sentido de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pelas novas regras, será disponibilizado um crédito pelo estado de destino da mercadoria, mas limitado às alíquotas interestaduais aplicadas sobre o valor atribuído à operação de deslocamento.

Compromisso: Campos Neto afirma que ‘ninguém’ espera déficit zero em 2024

Caso exista diferença positiva entre os créditos anteriores acumulados e a alíquota interestadual, ela deverá ser garantida pela unidade federada de origem da mercadoria deslocada.

A aprovação do projeto atropela o Congresso ao Conselho de Política Fazendária (Confaz), que aprovou um convênio sobre o tema, que estabelece que os estados deveriam definir as transferências de créditos dessas operações como obrigatórias. Há a expectativa de que a questão seja judicializada.

Com juro de 430% ao ano: rotativo do cartão de crédito tem maior oferta desde janeiro

A legislação atual, vigente até 31 de dezembro, diz que quando a transferência de mercadorias é feita entre estabelecimentos do mesmo dono, ela deve ser taxada seguindo alguns critérios.