Economia

‘Se não tiver acordo, paciência’, diz Lula sobre Mercosul-UE

Presidente disse desejar equilíbrio na relação com União Europeia, em resposta a declaração de Emmanuel Macron, presidente da França, que se declarou contra acordo comercial

Agência O Globo - GLOBO 03/12/2023
‘Se não tiver acordo, paciência’, diz Lula sobre Mercosul-UE
Lula - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo que deseja “um certo equilíbrio” na relação com a União Europeia (UE), ao comentar a declaração do presidente da França, Emmanuel Macron, que disse na véspera ser contrário ao fechamento de um acordo comercial do bloco europeu com o Mercosul.

A declaração de Macron praticamente enterrou as chances de uma conclusão do tratado antes da Cúpula do Mercosul, que ocorre nos próximos dias 6 e 7 de dezembro no Rio.

“Se não tiver acordo, paciência. Não foi por falta de vontade. A única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil e que não digam mais que é por conta da América do Sul. Assumam a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer um acordo na perspectiva de fazer qualquer concessão. É sempre ganhar mais”, disse Lula em entrevista coletiva em Dubai. “E nós não somos mais colonizados. Nós somos independentes. E nós queremos ser tratados com respeito de países independentes, que temos coisas para vender. E as coisas que nós temos para vender têm preço. O que nós queremos é um certo equilíbrio. Se não tem acordo, pelo menos vai ficar patenteado de quem é a culpa de não ter acordo”

Ontem, Lula já havia dito que a França tem “histórico protecionista”, minutos após a fala de Macron nas margens da COP28, a cúpula do clima que acontece em Dubai.

Também no sábado, Lula manteve um encontro bilateral com Macron na COP28. Ele comentou o encontro dizendo que não conseguiu “tocar o coração” de Macron para o fato a necessidade de fechamento de um acordo entre os dois blocos.